• Carregando...

Vivemos em 15 de março um momento histórico, com manifestações em todo o Brasil. Sem dúvida, foi a maior mobilização já realizada em que tivemos, na sua grande maioria, pessoas protestando por um motivo apartidário, lutando pelo fim da corrupção. Já há outra mobilização marcada para o próximo dia 12.

As Associações Comerciais e Empresariais pertencentes ao sistema Faciap, a partir de agora, estão engajadas com os movimentos organizados e lançando iniciativa com o mote “Brasil, mostra sua garra”. O objetivo do meio empresarial em diversas cidades do Paraná é cobrar valores positivos que devem ser seguidos por todos os âmbitos do governo e população. Para isso, firmamo-nos em valores que, a nosso ver, contribuem com grande relevância para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e harmônica.

Nesse sentido, destaca-se a responsabilidade fiscal e econômica dos gestores públicos, combinada com a transparência na informação, a qual ainda é tão obscura nas instituições públicas, apesar de sua obrigatoriedade legal. A transparência está na linha de frente como arma contra a corrupção e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem ser fiscalizados pelos órgãos competentes, uma vez que isso não depende do cidadão comum.

As manifestações, desde que devidamente organizadas, são um exemplo de luta pelos valores de nossa sociedade

Da mesma forma, é necessário primar pela Justiça, cujas demandas não devem – ou não deveriam – agir em favor de interesses particulares. É necessária a simplificação dos processos para que todos se resolvam da maneira mais harmônica possível, pois em muitos momentos a Justiça se torna eficiente, porém não eficaz.

Também deve ser seguida a ética nas relações pessoais e institucionais, para que ela perdure em todas as esferas de governo. Finalmente, é preciso assegurar o respeito à lei e aos cidadãos brasileiros. Afinal, como diz o artigo 5.º da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei e devem ter a garantia do respeito.

Parece absurdo listarmos valores tão simples como utopias nos tempos atuais. Mas, a julgar pelo ponto a que chegamos, faz-se necessária uma reflexão ampla e didática do que pretendemos para ver o nosso país melhor. As manifestações, desde que devidamente organizadas, são um exemplo de luta pelos valores de nossa sociedade. Não podemos confundir uma causa tão importante com sugestões sem respaldo legal, como impeachment e intervenção militar. Nós, do sistema produtivo estadual, estamos apoiando essa causa de maneira apartidária, mas também buscamos resultados positivos para além deste momento com um único objetivo: o desenvolvimento social e econômico do nosso país.

Guido Bresolin Junior é empresário e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]