Você é do tipo que ouve música, fala ao telefone, abre várias telas de navegação na internet e ainda responde um e-mail importante para o seu chefe, tudo ao mesmo tempo? Se você se orgulha disso e se acha um super herói da eficiência, saiba que você está enganado.

CARREGANDO :)

Uma pesquisa realizada na Universidade de Stanford, coordenada por Eyal Ophir, concluiu que fazer muitas coisas ao mesmo tempo sobrecarrega o cérebro, que é preparado para atender e realizar eficientemente uma coisa de cada vez. Realizar tarefas simultâneas é possível, mas é contraproducente.

Nos testes realizados em Stanford, foram divididos 100 alunos em dois grupos. O primeiro era formado por pessoas que tinham o hábito de realizar tarefas simultâneas e o outro de pessoas que só realizavam uma coisa de cada vez.

Publicidade

O resultado foi que o primeiro grupo perdia muito tempo com informações e trabalhos irrelevantes, tinha mais problemas de memorizar assuntos e maior dificuldade de concentração. Além disso, os alunos pareceram mais frustrados, cansados e desmotivados frente aos que não conseguiram concluir as tarefas no tempo estipulado.

Com empresas cada vez mais enxutas, o chamado multitarefas parece ser aquele com emprego garantido. Muitos profissionais atuam diariamente com este comportamento, que por muitas vezes é necessário, para conseguir honrar as necessidades das empresas.

Esse tipo de profissional acaba assumindo responsabilidades demais, tendo que tomar decisões rápidas e assertivas, sem organização e objetivos claros, o que gera um final de dia estressante e muitas vezes sem resultados efetivos. O que parecia ser uma solução, na verdade, é a camuflagem de um grande problema.

Para mudar a situação é necessário fazer algumas reflexões. Eu dou mesmo conta de todo este trabalho? O que deve ser priorizado? Estou tendo resultados positivos na minha vida profissional e pessoal?

O mesmo exercício deve ser feito pelas empresas e seus líderes. Será que não estamos sobrecarregando nossos colaboradores? Será que não estamos desperdiçando o talento de nossos profissionais? Será que não estamos jogando muitas responsabilidades para um colaborador só?

Publicidade

Responder a todas essas perguntas é o primeiro passo para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ter tempo para executar cada uma das tarefas de modo qualitativo é o melhor caminho para obter a realização profissional e os resultados esperados pela companhia. Fazer mais, quase nunca significa fazer melhor.

Marcelo Cardoso, especialista em coaching, programação neuro linguística e fundador da Arco 7