Sucesso é uma palavra que acompanha todas as pessoas, no seu dia-a-dia, seja em casa, no trabalho, na igreja, no clube, na rua, no shopping. No dicionário a palavra sucesso significa: aquilo que sucede; acontecimento; resultado; conclusão; êxito.
É de admirar que no mundo de hoje o sucesso ainda seja, para muitos, um mito que causa estranheza, rejeição e dúvidas, associado a ter apenas dinheiro, poder, prestígio, aparecer em revistas de moda, ser badalado, ser convidado para todas as festas e eventos.
Para outros, soa como uma expressão artificial, um marco do exibicionismo. É claro, em uma cultura onde grande parte dos pais educa seus filhos para ser humildes e modestos, com receio de que eles se tornem "exibidos", não é de se estranhar quando ouvimos alguém dizer que "ter sucesso é pecado ou é feio".
Aqui encontramos uma outra palavra que é usada erroneamente no nosso vocabulário, que é a palavra humilde, que geralmente é associada de forma errada a submissão, pobreza e inferioridade e não ao verdadeiro conceito dela, que é "ser autêntico, simples, sem pretensão, orgulho ou arrogância".
Não fomos educados a pensar no sucesso. Será que nossos pais, nossos professores do ensino médio e graduação nos ensinaram como utilizar os conhecimentos, adquiridos em benefício próprio, para termos sucesso?
Tenho visto cada vez mais nos meus cursos, palestras e trabalhos de coaching, quando faço esta pergunta para as pessoas, "o que é sucesso para você?", surgirem respostas que estão começando a quebrar esses mitos e tabus.
As pessoas têm associado o seu sucesso a: "estar em harmonia familiar", ou seja, estar muito bem com a família e que esta tenha total harmonia; "realização pessoal" dentro dos seus desejos como ser humano e pessoa; "estar em plena conexão com o seu Deus", com o seu lado espiritual; "ser feliz" que, por mais abrangente que seja, mostra que ela está de bem consigo e com a vida e com as pessoas; "realização profissional" no intuito de estar plenamente satisfeito com a sua profissão e com o trabalho que desempenha; "poder ajudar as outras pessoas" nesta busca por um mundo melhor; "ter reconhecimento pessoal e profissional", vendo que os seus esforços como pessoa e profissional são reconhecidos e valorizados fora e dentro das empresas, comunidades e meio ambiente; "poder dar conforto e segurança para família e filhos"; "atingir meus objetivos e metas"; "atingir meus sonhos"; "estabilidade emocional, mental e física"; "estabilidade financeira e econômica"; "fazer o que amo fazer, com as pessoas que amo"; e assim por diante. Lógico que também aparecem as definições de "ter dinheiro, ser famoso", mas cada vez menos.
Vejo, então, que o sucesso é tudo isto e muito mais, dentro do conceito de cada pessoa, e que está diretamente ligado à plena identificação dos seus sonhos, objetivos, metas, realizações e desejos em todos os aspectos do sistema da nossa vida que defino como familiar, pessoal, espiritual, físico-mental, qualidade de vida, social, profissional, financeiro e econômico.
Acredito que a pergunta que esteja sendo feita agora na sua cabeça é: mas como alcançar este meu sucesso?
Digo em rápidas palavras que você deve identificar num papel o que é sucesso para você, deve também escrever todos os seus sonhos, desejos, objetivos e metas nas áreas acima citadas e depois para cada sonho, objetivo e meta, escrever como e quando você vai fazer para buscar atingir aquilo que trará a você: acontecimento; resultado; conclusão; êxito, de acordo com o conceito de sucesso no dicionário, mas aplicado de fato para sua vida real!
Não podemos esquecer dos fracassos, que servem na caminhada ao sucesso para reflexão do caminho certo, da perseverança para continuar e não desistir na primeira curva ou subida e sempre se fazer mais forte com mais sabedoria.
Seja feliz! "O sucesso depende apenas do que você faz para alcançar o mesmo".