O Times Higher Education (THE), ranking de prestígio no cenário internacional, lançou em abril de 2019 o primeiro ranking de impacto para as universidades, tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Esses ODS foram estruturados no ano de 2016 para uma agenda de trabalho a ser cumprida até 2030. Para a primeira edição do ranking do THE, foram selecionados 11 objetivos: saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias para a implementação dos objetivos.
Rankings acadêmicos têm contribuído para dar visibilidade às instituições
Nesse ranking, a Universidade Estadual de Ponta Grossa-Paraná (UEPG) conquistou o 1° lugar no ODS educação de qualidade entre as universidades públicas e privadas brasileiras que participaram do processo, e obteve a 48° posição considerando as mais de 300 universidades do mundo inseridas no objetivo. Ao optar por cadastrar informações nesse objetivo, a UEPG submeteu dados como número de graduados nas modalidades presencial e a distância, número de mestres e doutores formados pela instituição, recursos ofertados à comunidade que não faz parte da universidade, organização de eventos para o público em geral, atividades de extensão que envolvem as ações para além da universidade, dentre outros dados.
Rankings acadêmicos têm contribuído para dar visibilidade às instituições, impulsionado a internacionalização do ensino superior e atuando como importante ferramenta para as universidades fortalecerem sua reputação. Quando essas classificações apresentam uma metodologia estruturada e com indicadores claros, trazem evidências para as instituições refletirem a respeito da qualidade da educação no ensino superior, e dos efeitos políticos e pedagógicos que essa avaliação produz.
O THE University Impact Rankings se diferencia dos demais rankings por buscar evidenciar o trabalho desenvolvido pelas universidades em alguns aspectos que muitas vezes não são mostrados em outras classificações globais. Nesse contexto, a UEPG tem desenvolvido muitas atividades de integração com a comunidade, característica resgatada e acentuada pela atual gestão da instituição e avaliada pelo ranking como educação de qualidade: semana de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, cursos de empreendedorismo e criação de empresas, cursinho popular para vestibular, incubadora de empreendimentos solidários, atendimento odontológico, curso de língua estrangeira, universidade aberta para terceira idade, entre outras ações. Isso permite demonstrar os efeitos que uma universidade apresenta para o mundo em que vivemos e o que tem sido oferecido pelas instituições de ensino superior às comunidades em geral.
Um ponto considerado pertinente destacar é que alguns dados utilizados pelo THE University Impact Rankings foram as submissões de informações das universidades no website do THE. As instituições tiveram que comprovar as informações fornecidas com links para documentos ou websites com as informações registradas, assim como um conjunto de dados bibliométricos disponibilizados pela Elsevier. O critério utilizado para participação das universidades nesse ranking foi dispor de ensino em nível de graduação e ser validada por um órgão de credenciamento reconhecido. Além disso, as instituições de ensino superior puderam optar por participar do ranking geral, enviando dados do ODS17 e de mais três objetivos, e do ranking individual de cada ODS.
Considerando que os rankings têm ganhado cada vez mais espaço na educação superior como um aspecto relevante do processo avaliativo, bem como um potencial de destaque das universidades brasileiras no cenário nacional e internacional, cabe retomarmos o papel da avaliação nesse contexto também para orientar o planejamento institucional, as estratégias de ação e sua função enquanto formação, compreendida como um processo social. A conjugação de rankings com a avaliação institucional interna pode suscitar reflexões relativas à missão e aos objetivos da instituição de ensino superior, e de como eles estão sendo atingidos e desenvolvidos pela academia, inclusive para orientar propostas de melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
Elismara Zaias Kailer é diretora de Avaliação Institucional na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Josecler Kapp Lepinski é chefe da divisão de Dados Estatísticos e Informação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.