Não surpreende ver notícias sobre o atraso do governo, tanto nacional quanto estadual, para cumprir metas. A demora na regulamentação do Programa Bioclima Paraná (Gazeta, 16/5) prova mais uma vez a incapacidade política de cumprir com as promessas e a falta de voz do povo para reivindicar. O próprio governo estadual diz que projeto é "imprescindível" para a conservação e recuperação da biodiversidade do estado, no entanto, deixam a proposta praticamente esquecida por um ano. Quais são as reais prioridades do governo?
Mayra Shirley Lefcovich Oliveira
Joaquim Barbosa
Mandou mal o Joaquim Barbosa ao perguntar se os advogados não acordavam apenas às 11 da manhã (Gazeta, 15/5). Se falou em tom de brincadeira, isso não é compatível com o cargo que ocupa. Se falou ironizando, pior, e se falou sério não sei sequer adjetivar sua conduta. No mínimo, perdeu um excelente momento de ficar quieto.
Alfredo Leôncio Dias Neto, Barbosa Ferraz PR
Pedágio 1
Concordo com o pagamento de pedágio, visto que essa é a única forma de compensarmos a inércia do estado e dos nossos governantes, que por anos deixaram de investir em manutenção e ampliação de nossas rodovias. E o principal, evitará mortes!
Flavio Augusto Vieira
Pedágio 2
Quer dizer que quem falava mal do Requião agora está com uma estratégia diferente, querendo criar mais pedágios no nosso estado? Aquele discurso do começo do mandato de sentar para conversar com as concessionárias para baixar o pedágio foi por água abaixo.
Carlos Zique
Violência
Apesar da violência na capital estar diminuindo gradativamente, Curitiba continua sendo a cidade com o maior número de homicídios no estado (Gazeta, 16/5). É importante que nós curitibanos saibamos do perigo a que estamos expostos e fiquemos em alerta. O policiamento deve ser efetivo em todas as áreas, não apenas em algumas regiões. Ainda há muito a ser feito para que possamos realmente nos sentir seguros.
Júlia Dumont Petry
Ônibus exclusivos
Acho que os vereadores deveriam apresentar um projeto que garantisse mais segurança para todos os passageiros do transporte coletivo em vez de ônibus exclusivos para mulheres (Gazeta, 13/5). Por exemplo, um projeto tornando obrigatória a presença da guarda municipal nos coletivos nos horários de pico certamente iria desencorajar os meliantes e até diminuiria a possibilidade de vandalismo nos ônibus.
Pedro Gomes de Quadros
Médicos cubanos 1
Excelente a iniciativa do Mistério da Saúde em trazer médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. Conheço bem as dificuldades encontradas pelos gestores com a falta desses profissionais. Não é momento para reações corporativistas e preconceituosas. É hora de aumentar o número de médicos e universalizar cada vez mais o acesso à saúde. O povo agradece!
Zeca Dirceu, deputado federal
Médicos cubanos 2
Uma das razões da falta de médicos no interior é a clara falta de investimentos no setor, hospitais sem equipamentos básicos como ressonância magnética, aparelhos de raio x etc. Qual médico vai se "aventurar" a fazer diagnósticos "no escuro"? Só importando médicos cubanos mesmo, afinal, eles já estão acostumados ao desrespeito ao ser humano.
Maria Aparecida Gonçalves
Preconceito
E com tristeza e indignação que vemos o relato da senhora que não conseguiu alugar um imóvel por causa da cor de sua pele (Gazeta, 15/5) ou do casal que tentou alugar um imóvel e não conseguiu por causa de sua opção sexual. É inadmissível que em pleno século 21 ainda tenhamos de conviver com esses absurdos. Amparado em nossa Constituição e no direito penal temos o dever de combater esse tipo de ato.
Sergio Creimer, engenheiro civil
Câncer
Penso que a Angelina Jolie agiu com determinação a favor da sua vida. Eu tomaria a mesma decisão. Quem passa ou tem na família pessoas com câncer, quer se livrar do problema. Para mim, ela contribuiu para o mundo, alertando em especial as mulheres para os cuidados com seus exames e para o enfrentamento da doença. Sua coragem nos motiva a continuar nossa luta.
Tania Mary Gomez, presidente do Instituto Humsol e membro da Femama
Slogan da Copa
O slogan escolhido para a Copa do Mundo, "Pátria de chuteiras", é muito precário e mostra muito pouco sobre a realidade do Brasil. Essa frase repete a única coisa, fora o carnaval, que o mundo conhece sobre o nosso país. Em vez de dizer o que todos já sabem, deveriam aproveitar um evento dessa magnitude para mostrar ao mundo que Brasil não se resume em carnaval e futebol.
Gustavo Müller, estudante
Insetos
Sobre o comentário do leitor de que lesma não ser "indicada para consumo" por ser molusco e não inseto (Gazeta, 15/5), lembro que um dos mais badalados pratos da cozinha francesa é o escargot. E o que é escargot? Lesma!
Luís R. Queiroz
Calçadas 1
Muito bem colocada a posição de Clarice López de Alda (Gazeta, 15/5). Problemas de calçamento existem em toda a cidade. Chamo a atenção para o calçamento feito ao longo das vias próximas ao Estádio do Atlético. São de material permeável (ecologicamente correto), mas a qualidade do trabalho e do material é muito ruim. Já há depressões e buracos em toda a extensão da via.
Hildegard Dalla Benetta
Calçadas 2
Compreensível a indignação da jornalista Clarice acerca das limitações que o pedestre sofre nas calçadas de Curitiba. Entretanto, associar isso ao direito constitucional de "ir e vir" é um erro inadmissível, induzindo o leitor a equivocadas interpretações sobre o que seja esse direito.
Jacir dos Reis Junior
Passeio público
Além do aquário sugerido na reportagem (Gazeta, 14/5), sugiro eliminar aquela água verde e estranha que tem lá, fazendo uma estufa com plantas, com algumas espécies escolhidas para deixar mais charmoso o lugar, como, por exemplo, bromélias e orquídeas. Temos vários orquidários na região que com certeza podem colaborar.
Claudete Olinek dos Reis
Trânsito
Creio que a maneira mais correta para educar o cidadão ao volante é a punição severa. Essa coisa de multar é balela. Quem tem dinheiro sobrando pode pagar dez multas por mês que nada lhe afetará. Coloca o cara na cadeia uns cinco anos, independente de raça, cor, religião e status político, para ver se o índice de acidentes em geral não diminui. O Estado brasileiro brinca com esse assunto e outros mais, mesmo porque os líderes das instituições públicas que têm o poder de mudança sempre estão em segurança dentro de seus carrões blindado.
Claudio Schultz
Segurança
É preocupante o fato de erguerem muitas construções na cidade, projetos aclamados e considerados verdadeiros atrativos imobiliários, mas que são irregulares. Quantas tragédias mais deverão acontecer para nossas autoridades acordarem? Esperamos que os homens de bem que compõem a grande instituição que é o Corpo de Bombeiros continuem sendo a parte boa dessa podridão, e que cumpram com seu papel de agentes fiscalizadores.
Arline Silva
Dignidade
A dignidade da pessoa humana é inalienável e irrenunciável, inerente a todo ser humano, mas infelizmente não contemplamos a execução e o respeito por parte do Estado com relação a esse princípio consagrado e protegido por nossa Carta Maior. Nesse panorama segue a conclusão irrefutável de que violar a dignidade da pessoa humana é um crime hediondo cometido por nossos ilustríssimos políticos todos os dias, que por meio de suas ações e omissões ligadas intimamente a interesses escusos e corrompidos, ferem de forma gravíssima a dignidade toda a população brasileira e ainda são coroados com a medalha da impunidade.
Fabio Proença
Casamento homossexual
Essa decisão do CNJ extrapolou todos os limites. Agora, além da união estável, os pares homoafetivos querem ter algo que por natureza pertence apenas ao casal formado por um homem e uma mulher. Casamento é coisa séria, não pode ser considerado uma "brincadeira". O CNJ deveria rever sua decisão e escutar o povo, que em sua maioria é contra o casamento homossexual.
Thaise Sousa
Emprego
As agências de recursos humanos de Curitiba enchem de esperança os desempregados quando os chamam para uma entrevista. Quem é chamado empresta dinheiro para a passagem de ônibus, roupa para se apresentar melhor, faz cursos e treina para falar e se comportar direitinho durante a entrevista. Também envia um currículo impecável, mas os recrutadores nem leem. E depois, o pior de tudo, não se recebe nenhum retorno das agências. Realmente não é fácil.
Lusia Maria da Silva Alves
Futebol
O resultado Nacional 4 x 1 Coritiba é feio e vergonhoso? Sim, claro. Mas são coisas do futebol e acontece todo ano com todas as equipes. Julgar todo um trabalho em função de um jogo é o eterno erro do futebol brasileiro. Alex Ferguson acaba de se aposentar, após 27 anos no Manchester. Quem dera ter essa mentalidade no Brasil. Aqui é raríssimo um treinador durar 27 meses. Tem técnico que passa pelo mesmo clube várias vezes. Qual o sentido disso? Demite-se um técnico cinco vezes porque ele é ruim, depois contratam de novo porque ele é bom? O Brasil está ficando anos-luz atrás da Europa por culpa da mentalidade dos brasileiros. Pouco se investe em base, scout, projetos a longo prazo. É sempre o mesmo imediatismo.
Diego Back
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias