1. “Homem do dia”
Eduardo Cunha foi preso.
Ontem mesmo, ele chegou à sede da Polícia Federal em Curitiba. Uns manifestantes que estavam no local gritaram: “Fala, Cunha!”, pedindo que o ex-deputado assine um acordo de delação premiada.
A possibilidade de ele fechar uma delação faz Brasília tremer. Especula-se que ele poderia comprometer 160 deputados federais, um ministro e outras autoridades.
Em despacho, o juiz Sergio Moro destacou a “habilidade” de Cunha para cometer crimes de maneira “sofisticada”.
Moro mandou bloquear os carros de luxo de Cunha. O homem tem OITO carros, incluindo dois Porsches de R$ 300 mil cada um.
Um dos cinco advogados de Cunha disse que a prisão do ex-deputado foi “surpreendente”.
“Surpreendente”, para ele, no sentido de que ela não deveria ter acontecido agora.
Nosso editorial: “Mais uma vez fica evidente o contraste entre Curitiba e Brasília”.
Agora, analistas dizem que a prisão de Lula está por um triz.
*
2. Estado das coisas
Governo estadual vai avaliar a retirada de projeto que trava reajuste dos servidores.
Isso, pelo fim da greve.
*
3. Comida
Uma rede americana de comida italiana, chamada Abbraccio Cucina Italiana, vai abrir uma unidade em Curitiba no ano que vem.
A informação foi dada com exclusividade pelo pessoal do “Bom Gourmet”, que definiu a rede como o “irmão italiano do Outback”.
*
4. De assalto
A reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi tomada ontem por um grupo de estudantes, professores e “pessoas estranhas à comunidade acadêmica”, nas aspas da assessoria da instituição.
Eles querem a suspensão do calendário letivo.
*
5. Sim,
Há vida após a morte.
*
6. Economize
Com a crise, os outlets se deram bem.
*
7. Você <3 cinema
Todo mundo que gosta de cinema precisa ir à Mostra ao menos uma vez na vida. Não fazê-lo seria o equivalente cinematográfico de morrer sem nunca ver o mar.
É a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa hoje a sua 40.ª edição.
O editor deste “Bom dia!” vai cobrir o evento para o “Caderno G”, escaneando parte dos 322 filmes a serem exibidos em 1.213 sessões.
A Mostra vai homenagear William “O Exorcista” Friedkin, hoje com 81 anos, e o italiano Marco Belocchio, diretor de “Vincere” (2009) que já participou do Festival de Cannes meia dúzia de vezes.
Haverá também um panorama do cinema polonês, mais a apresentação de dez pré-candidatos ao Oscar 2017 de melhor filme estrangeiro.
Renata de Almeida, diretora da Mostra, questionada sobre o que leva hoje as pessoas a saírem de casa para ir ao cinema, disse: “Ficar em casa é mais cômodo. O cinema é mais como a vida: você tem que enfrentar o improvável e o desconhecido”.
É bem isso.
*
8. Trumplândia
O cineasta Michael Moore, de documentários que abordam questões políticas difíceis (“Tiros em Columbine” e “Farenheit 9/11”), fez ontem um lançamento-surpresa de seu novo filme, sobre a campanha eleitoral deste ano nos EUA.
*
9. “Os Simpsons”
A série de tevê com os personagens amarelinhos chegou ao episódio de número 600 e está a 35 de igualar o recorde de “Gunsmoke” (1955-1975), a produção mais longeva da história da tevê americana.
“Os Simpsos”, de acordo com os produtores do programa, nunca vai acabar.
*
10. Uma verdade inconveniente
A previsão do tempo para ontem disse que choveria no fim do dia e não choveu.
Para hoje, ela diz a mesma coisa.
*
Esta lista foi cirurgicamente ilustrada por Osvalter Urbinati e editada por Irinêo Baptista Netto. A partir de amanhã, Rafael Rodrigues Costa assume a edição por sete dias.
Obrigado pela leitura.
(Rafael, não esqueça: “Quem é o homem da primeira base”.)
*
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast