• Carregando...
“Os Afro-sambas”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, fez 50 anos em 2016. | Osvalter Urbinati
“Os Afro-sambas”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, fez 50 anos em 2016.| Foto: Osvalter Urbinati

1. PT na gestão Temer

Passados cinco meses da gestão de Michel Temer, o petista Jorge Samek continua à frente da Itaipu.

O cargo é cobiçado, mas não é simples indicar alguém para substituí-lo. Uma das dificuldades é a recente Lei das Estatais, que barra os mais cotados.

Enquanto isso, Samek – indicado por Lula em 2003 – vai ficando.

*

2. Marcando território

Eleições municipais divididas e o cargo de governador “vago” com o término do segundo mandato de Beto Richa anteciparam as discussões sobre 2018 no Paraná.

Os três nomes que já se apresentaram para disputar o governo estão marcando território na conquista de aliados, explica Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisas.

*

3. Afro-sambas

“Os Afro-sambas” (1966) vai ser relançado em vinil, em comemoração aos seus 50 anos. Vai ser um LP pesadão, de 180 gramas.

O disco é um clássico da música brasileira. Baden e Vinicius criaram as músicas inspirados pelos ritmos do candomblé e inventaram algo bem diferente do que o poetinha havia feito até então.

Diz a lenda que eles passaram três meses bebendo uísque e fazendo as músicas metidos em um apartamento, em 1965. E Sílvia Powell, viúva de Baden, contou ao repórter Sandro Moser que o músico gostava muito da obra: “Era a composição que veio pra ficar.”

*

4. Negociadores

A rotina dos agentes responsáveis por tentar convencer “criminosos, mentalmente perturbados e terroristas” a se entregar.

*

5. Travessia

Durante uma tropeada entre Catanduvas e Quedas do Iguaçu no último fim de semana, o deputado estadual Nereu Moura (PMDB) caiu de sua mula, a Cigana, enquanto atravessava o Rio Guarani. Depois de ser arrastado pela correnteza por um quilômetro, foi resgatado por um amigo, já inconsciente.

Ele falou sobre o susto para o blog Caixa Zero, de Rogerio Galindo. E contou que a mula passa bem.

*

6. Comentarista

Jones Rossi, editor do Caderno G, foi a uma sessão de “Doutor Estranho” no cinema e acabou sentando perto de um daqueles caras que comentam alto o filme inteiro.

Descobriu que uns cinemas intervêm e outros não. E que dá para encarar a situação como uma experiência antropológica.

*

7. História

A Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na CIC, foi o primeiro programa de casas populares da cidade, em 1966. A ideia era receber famílias que moravam às margens da ferrovia e do Rio Belém.

Em 50 anos, o lugar cresceu, mas evitou a favelização. E algumas casas da vila ainda mantêm as características das que foram construídas na época.

*

8. Caminho da Casa Branca

E o resultado saiu: Donald Trump, contrariando todas as pesquisas de intenção de voto, é o novo presidente dos Estados Unidos.

*

9. Carne e aquecimento global

Pesquisadores da Universidade de Oxford sugerem taxar a carne bovina em 40% e o leite em 20% para tentar diminuir o consumo desses produtos.

Eles estimam que a pecuária emita de dois terços dos gases do efeito estufa gerados pelo agronegócio – por sua vez, responsável por 20% de tudo o que é emitido no planeta.

*

10. Educação

O movimento de ocupações nas escolas estaduais está chegando ao fim sem ter conseguido causar impacto na PEC do teto de gastos e na MP do ensino médio – suas principais bandeiras.

Para especialistas, a pauta era audaciosa e as ocupações perderam força por vários motivos.

As ocupações começaram no dia 3 de outubro.

*

11. Inferno

A Islândia está fazendo um buraco com cinco quilômetros de profundidade para chegar a uma reserva de magma. A ideia é usar o calor para gerar energia elétrica em quantidades muito maiores do que se consegue com os “poços geotérmicos” atuais.

*

Lista ilustrada por Osvalter Urbinati e editada por Rafael Costa (interino).

Você pode entrar em contato pelo e-mail rafaelc@gazetadopovo.com.br.

Obrigado pela leitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]