
1. Batalha do ônibus
Depois de três anos dizendo que não, o governador Beto Richa anunciou a volta da integração e do subsídio ao transporte público de Curitiba no dia seguinte à eleição do aliado Rafael Greca (PMN).
Ficou parecendo que ele havia cortado o repasse apenas para prejudicar o atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT).
Agora, os dois estão brigando.
*
2. Pizza.
Pizza. Festival. Precisa dizer mais alguma coisa? De hoje a 27 de novembro, 55 pizzarias vendem 60 sabores a R$ 39,90 e R$ 49,90 no Festival da Pizza Bom Gourmet.
*
3. Vai ter Enem
Um Procurador da República pediu a suspensão do Enem, mas ela foi negada.
Quem vai fazer, no entanto, deve estar atento para novos avisos. Hoje sai uma atualização da lista com os locais onde o exame será adiado.
*
Por falar nisso, você já sabe como vai chegar amanhã?
*
4. Ocupações
A Justiça autorizou a reintegração de posse de todos os colégios ocupados em Curitiba.
São 43 escolas e o Colégio Estadual do Paraná.
*
Na terça, a polícia usou a tática de corte de água, luz e comida para desocupar o Núcleo Regional de Educação. Isso pode?
5. Brexit
A Justiça britânica decidiu que o Brexit precisa ser aprovado pelo parlamento.
Isso deixa as coisas enroladas: a maioria dos britânicos votou no referendo pela saída do Reino Unido do bloco europeu, mas os membros da Câmara dos Comuns chegaram a fazer uma campanha para que o país ficasse.
*
6. Chuvinha
A previsão é de chuviscos na sexta, nebulosidade no sábado e pancadas isoladas no domingo.
*
7. Carcereiro
Um agente penitenciário contou a José Carlos Fernandes as coisas que viu em mais de 30 anos trabalhando em prisões – 15 deles no Presídio do Ahú.
*
8. Italiano
O ex-ministro Antonio Palocci, suspeito de ser o “italiano” na planilha da Odebrecht, virou réu por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato.
*
9. Automóvel
Nossa relação com os carros vai ser completamente diferente no futuro – e isso não deve demorar tanto assim.
*
10. Réus
O julgamento ainda não terminou, mas a maioria dos ministros do STF já entende que réus com processo na Corte não podem estar na linha sucessória da Presidência da República.
Isso pode afetar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se ele se tornar réu em algum dos 11 inquéritos a que responde no STF.
*
Lista editada por Rafael Costa (interino).
Obrigado pela leitura e bom fim de semana.