1. Crise penitenciária
Os massacres nos presídios de Manaus e Boa Vista são sintomas de um problema maior: o crescimento das facções criminosas no país.
Estas organizações estão cada vez mais fortes, e o caos no sistema prisional brasileiro tem sido útil para elas.
Por isso, a política do encarceramento em massa contribui para fortalecer ainda mais as facções.
*
2. Controle à distância
O mentor do massacre em uma prisão de Roraima comanda o Primeiro Comando da Capital (PCC) de dentro da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na região metropolitana de Curitiba.
*
3. Revisão
O governo federal vai recomeçar o pente-fino no INSS na semana que vem. Serão revistos benefícios para segurados por incapacidade e aposentados por invalidez.
Cerca de 530 mil beneficiários com auxílio-doença, que estão há mais de dois anos sem perícia, serão chamados por carta para uma avaliação.
Quem não atender à convocação terá o benefício suspenso.
*
4. Mudanças
Como Temer está ajustando os programas sociais dos governos de Lula e Dilma.
*
5. O poder do título
A explicação para as diferenças salariais entre pessoas que fazem coisas parecidas pode estar no nome do cargo que elas ocupam.
Uma ONG americana usou os dados de uma plataforma de recrutamento para mostrar como as palavras contidas nos títulos das vagas explicam diferenças de salário e o tipo de candidato que elas atraem.
Cargos que têm termos como “sênior” costumam exigir mais experiência ou especialização do que funções semelhantes que incluem palavras como “júnior” — logo, tendem a pagar mais. No entanto, eles são procurados por menos candidatos.
*
6. Apostila
Populares desde os anos 1990 nos colégios brasileiros, as apostilas são vendidas como uma ferramenta para melhorar o ensino — mas especialistas dizem que não é bem assim.
*
7. Bauman (1925–2017)
Um dos mais influentes sociólogos europeus, o polonês Zygmunt Bauman morreu na madrugada desta segunda-feira (9), aos 91 anos. Ele vivia desde o início dos anos 1970 na Inglaterra, onde se estabeleceu depois de ser expulso da Polônia em uma ação antissemita do Partido Comunista.
Ele foi um dos principais pensadores da modernidade, que explicava usando o famoso conceito de “modernidade líquida”.
*
8. Gadgets banidos
Preocupadas com o risco de incêndio, as companhias aéreas estão proibindo dispositivos que têm baterias de íon-lítio em voos.
A proibição não se aplica só a eletrônicos.
As aéreas também já começam a proibir aparelhos de realidade virtual, que deixam o passageiro alheio — o que pode ser perigoso em caso de emergência.
*
Ilustrado por Osvalter Urbinati e editado por Rafael Costa (interino).
Obrigado pela leitura.