País investiu o equivalente a 1,78% do PIB em infraestrutura em 2016. Apenas para manter o nível existente, deveria ter aplicado 3% do PIB.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

1. Infraestrutura

A recessão derrubou ainda mais os investimentos em infraestrutura no Brasil, e isso vai ser um problema para o país se recuperar.

CARREGANDO :)

Há 13 anos o nível dos gastos em áreas como estradas, saneamento, aeroportos e serviços como telefonia celular e banda larga não era tão baixo.

Cláudio Frischtak, da consultoria Inter.B, ilustra como o retrocesso pode causar danos físicos e psicológicos à população: “Se investimos menos que o necessário em mobilidade urbana, por exemplo, as pessoas têm de sair mais cedo de casa, chegam cansadas ao trabalho, consequentemente produzem menos, e depois chegam mais tarde em casa.”

Publicidade

*

2. “Não vai acontecer”

Um dia depois de o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltar a dizer que vai fazer o México pagar pela construção de um muro na fronteira entre dois países, o chanceler mexicano disse que isso “não vai acontecer”.

O presidente do país, Enrique Peña Nieto, foi diplomático e disse que o governo vai trabalhar para ter uma boa relação com os Estados Unidos. Já o ex-presidente disse que jamais o México vai pagar por “esse muro estúpido”.

*

3. Tiro no pé

Uma das ideias de Trump para cumprir sua promessa de levar empregos de volta para os Estados Unidos é taxar fortemente empresas que produzem fora do país.

Mas, para fazer isso, ele vai ter que punir sua própria marca e a empresa de sua filha.

*

4. Fase ruim

Deputado do Centrão que disputa a presidência da Câmara dos Deputados — e a vice-presidência do país — diz que esse é o pior momento da Casa desde a redemocratização.

Publicidade

*

5. Férias frustradas

A companhia aérea perdeu ou devolveu sua mala violada? Aqui vai um passo a passo.

*

6. With lasers

Um dos riscos do uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades é o motorista não ver o ciclista — principalmente à noite.

Uma solução para isso já está sendo testada em serviços de aluguel de bicicletas em Londres e, agora, em Nova York: um dispositivo a laser instalado na bike que projeta uma sinalização bem visível no chão.

*

7. Quebra de estereótipos

Um dos personagens principais de “Rogue One” é interpretado por um ator mexicano que fala inglês com um sotaque bem forte. Isso não tem a menor importância no filme, mas pode ser bem significativo fora dele.

*

Publicidade

8. Estreia

Nesta semana estreou “Assassin’s Creed” — mas esse é só pra quem gosta do jogo de videogame.

*

9. Tudo engorda

Tapioca é até legal, mas não ajuda a perder peso. No fim das contas dá quase na mesma que comer pão, dizem nutricionistas. Conhece crepioca?

*

Editado por Rafael Costa (interino). Ilustração: Infografia Gazeta do Povo.

Obrigado pela leitura.