1. Fachin é o novo relator da Lava Jato no STF e faz dupla com Moro
STF realizou ontem o sorteio do novo relator da Lava Jato na Corte. O escolhido pelo algoritmo do sistema de distribuição de processos foi o ministro paranaense Edson Fachin, que passou a integrar a Segunda Turma da Corte na manhã de ontem, depois de pedir transferência.
Fachin é discreto ao falar sobre a Lava Jato, mas em agosto do ano passado ele disse que a operação não podia ter freios. “[A Lava Jato] é uma atividade que eu considero extremamente relevante para o país e para a sociedade brasileira”, afirmou em uma palestra do Instituto dos Advogados de São Paulo.
“Quando há eventualmente algum ajuste a ser feito, o Supremo Tribunal Federal tem feito nos casos concretos. Quando não há, o Supremo tem chancelado as atividades, tem prestigiado os juízes de primeiro grau que atuam nesta e em outras operações conexas. Portanto, entendo que não há que colocar freios numa atividade dessa, que é uma atividade coerente com aquilo que a sociedade pede e coerente com a ordem jurídica que há no Brasil de hoje”, disse Fachin.
Rogerio Waldrigues Galindo, no blog Caixa Zero, descreve Fachin como “Bonachão, tranquilo, sociável”: “Apesar de serem considerados como tendo tendências diferentes, os dois [Fachin e Moro] são vistos pelos colegas de Federal como igualmente comprometidos com seu trabalho e como juízes sérios”.
*
2. Esposa de Lula, dona Marisa Letícia não tem atividade cerebral
A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher de Lula, teve morte cerebral e respira por aparelhos. A família autorizou os procedimentos para doação de órgãos.
*
3. Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara
Rodrigo Maia conseguiu se reeleger presidente da Câmara dos Deputados.
Ele era o candidato preferido do Palácio do Planalto e, com 293 votos, se reelegeu no primeiro turno.
*
4. Entenda por que chefs e padarias dos EUA trocaram o trigo por centeio
Chefs e padarias americanos, influenciados pela culinária escandinava, estão trocando o trigo por centeio.
O grão milenar é usado para fazer pão, macarrão, mingau e brownie.
*
5. Documentário revela como as turnês levaram os Beatles à loucura
“The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years” é um documentário badalado sobre uma banda badalada, e vai ter apenas uma sessão diária em quatro cinemas de Curitiba, de hoje a domingo (5).
Ao todo, 42 salas de 14 estados vão exibir o filme de Ron Howard, o vencedor do Oscar por “Uma Mente Brilhante”. O homem sabe contar uma história e as poucas sessões, pelo que eu entendi, são propositais.
Talvez os distribuidores queiram causar nos espectadores de cinema o tipo de insanidade as fãs dos anos 1960 nutriam.
*
6. “Estrelas Além do Tempo” resgata a história das cientistas negras da Nasa
O mais impressionante não é o fato de “Estrelas Além do Tempo” ser bom — ele concorre ao Oscar 2017 —, mas sim o fato de a história ter ficado desconhecida por tanto tempo.
*
Este resumo é publicado de segunda à sexta-feira, sempre às 7h, e atualizado ao longo da manhã.
Ele também é enviado como uma notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS) com a opção de ser notificado por nós habilitada. E você não precisa ser assinante para recebê-lo.
Obrigado pela leitura.
Editado por Irinêo Baptista Netto e ilustrado por Osvalter Urbinati.
Se tiver alguma ideia sobre o que gostaria de ler aqui, você pode escrever para inetto@gazetadopovo.com.br
Até segunda.
*
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”