1. Conectados
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, está usando as redes sociais para falar de tudo — da mobília de seu apartamento até o reajuste da passagem de ônibus.
O tom informal da comunicação nas mídias sociais ajuda a humanizar os políticos. “[Eles] estão procurando se tornar mais humanos, mais próximos, mais parecidos com os eleitores”, explica Carlos Manhanelli, especialista em comunicação política e eleitoral.
*
Só que espontaneidade pode não ser uma boa quando você é, por exemplo, o homem mais poderoso do mundo. Donald Trump, assíduo no Twitter, é capaz de mexer com as bolsas de valores com um tuíte. Em uma postagem recente, enquadrou a Coreia do Norte.
O chefe da CIA pediu para ele maneirar, mas ele já disse que vai continuar usando a rede social como quiser.
*
2. Meio mundo
Os oito homens mais ricos do mundo acumulavam mais riqueza do que os 3,6 bilhões de pessoas da metade mais pobre da população mundial em 2016.
Bill Gates, Warren Buffett, Mark Zuckerberg e outros bilionários famosos são donos de US$ 426 bilhões.
*
3. Bancos
“Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços” são as principais queixas do ranking de reclamações dos bancos neste bimestre. Bradesco, Santander e Caixa são os campeões.
Encontros com celebridades, cartão de crédito quase infinito, gerente a domicílio e outros mimos dos serviços de banco exclusivos para quem tem milhões na conta.
*
4. 6,58%
Os benefícios do INSS terão reajuste de 6,58% em 2017.
*
5. Cármen Lúcia
A presidente do Supremo Tribunal Federal anda tomando a frente de questões importantes da agenda do país — e o Planalto não está gostando muito disso.
*
6. Segunda deprê
Fique tranquilo com aquela tristeza que você sentiu ontem — o problema não é você. A terceira segunda-feira do ano é o dia mais triste do calendário, segundo um psicólogo britânico.
*
7. Axé
Lembra de quando a axé music era febre no Brasil? Hoje ela perde espaço para a música sertaneja até na própria Bahia.
Um documentário investiga os porquês.
*
8. Calouros
Ir morar em outra cidade para fazer uma faculdade vale a pena — mas uma mudança dessas não é pouca coisa e precisa ser bem avaliada.
*
9. Gatos são todos iguais
Os bichanos são mesmo pilhados na madrugada. O que você não pode é entrar na deles.
*
Ilustração: Osvalter Urbinati. Edição: Rafael Costa (interino).
Obrigado pela leitura.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura