Bom Dia
Na Argentina, em uma votação bem apertada -com uma diferença de apenas 4 votos-, os deputados aprovaram a descriminalização do aborto até a 14ª semana de gravidez. O projeto de lei segue agora para o Senado do país, onde deve ser aprovado.
O presidente Maurício Macri, mesmo diante de tão estreita vitória, que talvez reflita o quanto o assunto é delicado e divide as opiniões nas sociedades humanas, disse que deve sancionar a medida.
Relembrando a recente decisão irlandesa, em referendo, de retirar da Constituição do país a proibição do aborto e estabelecendo um paralelo com a medida recém-aprovada pelos deputados argentinos, o Editorial da Gazeta do Povo alertou os brasileiros:
Só podemos lamentar essa crescente perda de sensibilidade em que eleitores e eleitos se tornam incapazes de ver no nascituro alguém merecedor de todo o respeito e proteção. O aborto nada mais é que a eliminação deliberada daqueles que são os mais indefesos e inocentes dos seres humanos, e essa ofensiva mundial por sua legalização nos lembra que também no Brasil os defensores da morte trabalham. Aqui, no entanto, usam uma estratégia diferente: como a população e os congressistas rejeitam amplamente qualquer proposta de legalização, os abortistas contam com o Judiciário, sabedores de que têm a simpatia e mesmo o apoio explícito de vários ministros do Supremo Tribunal Federal.
Eleições 2018
Cartas da manga. Muito embora o Partido dos Trabalhadores (PT) encontre dificuldades para conseguir fotos e vídeos inéditos do ex-presidente Lula (PT) para a campanha eleitoral da sigla, a direção do partido tem um plano para conseguir explorar a imagem do seu líder maior.
Balão de ensaio. As pesquisas de intenção de voto têm dado muito que falar sobre a apresentação de cenários “com ou sem o ex-presidente Lula”. Para setores da direção do PT, no entanto, agora é o momento de sondar os cenários de uma candidatura do partido sem o ex-presidente.
Entre amigos. Em entrevista ao cantor Caetano Veloso, o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou:
Não quero me eleger presidente do Brasil [...] Tenho vontade de me projetar para a história, ser o cara que devolveu a felicidade ao Brasil.
Retirada estratégica. Em entrevista à Gazeta do Povo, o general da reserva Antônio Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que não será candidato à Presidência da República, mas que faria parte de um eventual governo do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL).
Fake News
A Gazeta do Povo foi atrás e descobriu que não é verdade a noticia de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) teria autorizado o cancelamento definitivo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para aqueles que estiverem com o IPVA atrasado ou com o nome no SPC ou Serasa. A notícia falsa partiu de uma interpretação errada de uma decisão da corte. Afinal, o que o STJ decidiu?
PIS/Pasep
A liberação dos saques do fundo para todos os trabalhadores não aposentados independentemente da idade gerou uma dúvida: Qual será o melhor momento para realizar o saque e aproveitar a remuneração do fundo do último ano?
Plano de doença
Comentando as opções disponíveis aos brasileiros: planos de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), clínicas populares e cartão de desconto, Cadri Massuda concluiu:
[P]odemos enxergar claramente duas visões de assistência de saúde privada: o plano de saúde e o plano de doença.
Será?
Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas indicou que a forte valorização sofrida pelas bitcoins em 2017 pode ter sido sustentada por uma manipulação do mercado.
Expedição Avicultura
Cortando as asinhas. Sob o impacto dos desdobramentos da Operação Carne Fraca e do aumento dos custos dos insumos sem um respectivo aumento do preço das aves, a avicultura nacional está desacelerando para passar por esse momento de crise. Marcus Tosi foi até Chepecó (SC) para contar essa história.
“Pão de galinha”. Já em Concórdia (SC), Marcos Tosi descobriu qual é o plano de técnicos e fazendeiros para encarar a escassez do milho: o emprego do trigo nas rações de aves e suínos. No entanto, para dar esse passo, o país precisa investir em pesquisas sobre o aumento da produtividade do grão.
Deixa comigo
Analisando alguns dados coletados pela primeira versão do Índice de Democracia Local, como o de que das 900 pessoas que responderam à pesquisa, 43,22% acreditarem que é rara a frequência com que os outros obedecem à lei e 12,22% pensarem que a legislação nunca é observada, Mariana Balan discutiu os perigos do jeitinho brasileiro.
Abaixo as provas
A Gazeta do Povo entrevistou Lauri Tuomi, diretor de programas na Agência Nacional de Educação Finlandesa, Education Finland. Ele relatou alguns dos motivos para o sucesso educacional do país nórdico.
A avaliação e provas devem ser repensadas – o processo de aprendizagem também deve ser avaliado, para entender como alunos aprendem e como professores são capazes de apoiar a aprendizagem individual dos alunos. O aspecto individual é mais importante do que classificar os alunos.
No Iraque
Após ser libertada do grupo terrorista Estado Islâmico, a cidade de Mossul tenta se reerguer.
No dia dos namorados deste ano, a decoração e as manifestações de afeto pareciam excessivas, como se os anos de repressão que as pessoas enfrentaram estivessem explodindo na forma de gigantescos balões com as palavras "eu te amo".
Nos Estados Unidos
A procuradoria geral de Nova York está acusando o presidente Donald Trump e membros de sua família pela prática de atos ilegais na Fundação Trump. Entre as acusações, há até suspeitas de uso indevido de recursos na campanha de 2016. Entenda o caso.
No Chile
Seguem a todo vapor as investigações conduzidas pela Santa Sé sobre os casos de abusos de menores por padres da Igreja Católica.
No Paraná
Anjos da Lei. 78 pessoas foram presas uma operação conjunta das polícias civis do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Operação Anjos da Lei tem o objetivo de combater o tráfico de drogas no entorno de escolas.
Dias contados? A Rede e o PSOL entraram com representações na Câmara dos Deputados com o pedido de cassação do mandato do deputado federal paranaense Nelson Meurer (PP). Entenda o que deve acontecer se os pedidos forem acolhidos.
Quadro Negro. O ex-diretor da Secretaria de Educação (Seed) Maurício Fanini afirmou em sua proposta de colaboração premiada que se o esquema descoberto pela Operação Quadro Negro não tivesse sido revelado o seu próximo alvo seriam os recursos destinados para a merenda escolar no estado.
Sem prazo. A licitação da Faixa de Infraestrutura foi adiada novamente. Dessa vez, sequer há uma data para a retomada do procedimento.
Em Curitiba
Até miar! A morte de um gato fez com que os moradores do bairro Santa Cândida entrassem em conflito com os manifestantes pró-Lula que estão aglomerados na região do prédio da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula (PT) está preso.
Já no Novo Mundo. Em busca do seu gato, um morador está lançando mão de um drone e de um carro de som. Confira as fotos do bichano.
Boa notícia. Depois de ficar cerca de 4 anos fechado, o Hospital de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), deve passar para por uma reforma e voltar a funcionar.
A Londres brasileira. Luan Galani contou quais são os planos da prefeitura para o parque Gomm: com direito a cabines telefônicas, Curitiba terá o parque Inglês.
Um bom dia!
Deixe sua opinião