Bom dia!
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi condenado pela Justiça Eleitoral a 4 anos e 6 meses de prisão por falsidade ideológica eleitoral, em episódios que envolvem a campanha de 2012. Mas ainda cabe recurso.
- Kelli Kadanus traça o perfil de Antônio Carlos Simões Soares, o crítico da Lava Jato que está despontando como o favorito para a Procuradoria Geral da República.
- Depois de a associação entre PT e PCC em um suposto diálogo se mostrou, no mínimo, frágil, Luis Kawaguti mostra o que realmente se sabe sobre a relação entre facções criminosos e partidos políticos no Brasil.
- As Forças Armadas estão tendo que se virar com o contingenciamento de recursos e os cortes orçamentários. Monica Gugliano traz os números que ameaçam a manutenção das tropas.
- Você sabe quais produtos a Europa e os Estados Unidos exportam para o Brasil? Roger Pereira conta para você e explica como isso move a guerra dos acordos comerciais.
Opinião da Gazeta
No editorial desta quarta (21), a Gazeta do Povo comenta a projeção atual para o crescimento do PIB brasileiro em 2019: 0,83%.
Um crescimento inferior a 1% significará apenas que escapamos da recessão, pois esse patamar é insuficiente para garantir algum respiro ao brasileiro, especialmente para aquele que amarga o desemprego, o subemprego ou, pior ainda, o desalento – condição que hoje atinge cerca de 5 milhões de brasileiros que nem se animam a buscar um trabalho, e que por isso não entram nas estatísticas de desempregados.
Imagem do dia
Aprofunde-se
Flávia Schiochet avisa: a carne do futuro já existe nos laboratórios e logo estará no fogão de sua casa. A proteína feita em laboratório pode vir de células-tronco ou de componentes totalmente vegetais.
- Paulo Cruz explica por que a obra de Andrei Tarkovski ainda tem muito a dizer mais de 30 anos após a morte do cineasta.
- Pedro Menezes fala de um fenômeno ambíguo, mas de saldo positivo. Os aplicativos como Uber e Rappi, se fossem programas sociais do governo, seriam um sucesso.
Lá fora
O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou a sua renúncia ao cargo. Andrea Torrente aponta quais são os prováveis desfechos para essa crise, iniciada pelo vice-premiê Matteo Salvini, quando resolveu tirar o seu partido da coalizão governista.
As dicas que só a Gazeta traz
Angélica Favretto alerta: projetar nos filhos os seus desejos não realizados não ajuda em nada. Ela explica o porquê.
Ótima quarta!