Bom dia!
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última terça (24) que os termos das colaborações premiadas de executivos da Odebrecht referentes ao ex-presidente Lula (PT) sejam remetidos à Justiça Federal de São Paulo e que os termos referentes à refinaria Abreu e Lima sejam encaminhados à Justiça Federal de Pernambuco.
Kelly Kadanus explicou os impactos dessa decisão e uma coisa ficou evidente: para a defesa do ex-presidente Lula (PT), a transferência da investigação para São Paulo é um bom negócio.
Não é por outra razão, aliás, que os advogados do ex-presidente não perderam tempo e solicitaram ao juiz Sérgio Moro que ele remeta os autos do processo sobre o sítio de Atibaia e do terreno do Instituto Lula para São Paulo.
Já o Editorial da Gazeta do Povo explicou o verdadeiro problema por trás da decisão da mais alta corte do país:
[O] Supremo acabou de deixar aberta uma porta para o petista pleitear até mesmo a anulação de sua condenação por Moro e pelo TRF4 no caso do tríplex do Guarujá, ainda que ele não tenha relação alguma com a Odebrecht (a propina veio de outra empreiteira, a OAS), mas baseando-se no fato de que Moro não seria o juiz competente para julgar esses casos.
Um ‘perigo’
O Partido Ecológico Nacional (PEN), com medo de beneficiar o ex-presidente Lula (PT), desistiu de um pedido de medida cautelar em uma ação que questiona a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância no Supremo Tribunal Federal (STF). Outra ação com o mesmo objeto, mas de autoria do PC do B, é a nova aposta do ministro Marco Aurélio para pressionar a presidente do STF Cármen Lúcia a colocar a questão na pauta da corte.
Atrás do México
Segundo os dados da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de jornalistas assassinados entre os anos de 2010 e 2017 e o cenário não é nada animador:
De acordo com dados levantados pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), das cerca de 3.000 ações judiciais solicitando a retirada de conteúdo entre 2012 e 2017, 60% foram movidas por polícias, tendência que, de acordo com a RSF, tende a piorar em períodos pré-eleitorais[.]
Você sabia?
As ações de divórcio, de partilha de bens e de danos morais já podem ser solucionadas por meio de mediação e conciliação nos cartórios.
Contra-ataque
Três ministérios se reuniram em Brasília para definir uma estratégia unificada de contestação da decisão da União Europeia sobre o embargo das carnes de aves de indústrias brasileiras.
1º de Maio
O presidente Michel Temer (PMDB) tem uma carta na manga para o Dia do Trabalho.
Ainda no Planalto... O ministro da Articulação Política Carlos Marun (PMDB) deu uma entrevista na qual comentou a candidatura de Joaquim Barbosa (PSB) à Presidência, as chances de Michel Temer se reeleger e outros temas da política nacional.
Antecipando-se
A equipe de Nova Economia da Gazeta do Povo listou os 4 sinais de que a Amazon pode estar prestes a expandir a sua operação no Brasil.
De grão em grão
Os pequenos empreendedores foram os responsáveis pela geração de mais da metade das vagas de empregos formais neste ano.
Por precaução
O herbicida mais usado pelos produtores brasileiros está na mira do Ministério Público Federal. Entenda o caso.
Um novo poder?
A democracia brasileira tem mais um fator importante no seu funcionamento: as ferramentas de fiscalização e monitoramento das atividades dos políticos. Conheça 5 projetos que podem te ajudar a ser um cidadão mais bem informado.
Na raiz da questão
A constelação familiar é uma técnica que, com o emprego de teatro e terapia, tem o objetivo de solucionar problemas judiciais pela identificação daquilo que está por trás deles:
Sentados no auditório estão, em grande maioria, pais e mães que são partes em processos de guarda, pensão alimentícia, alienação parental, entre outros conflitos familiares...
De braços dados
As universidades estão estimulando a atitude empreendedora dos seus alunos com as incubadoras. No Brasil, elas já são 369 e a iniciativa tem muito espaço para avançar:
[U]m levantamento da UBI Global (instituição internacional que promove pesquisas sobre incubadoras de empresas) revelou que, das vinte melhores incubadoras universitárias do mundo, quatro são brasileiras.
No Irã
O presidente do país mandou uma resposta às críticas do presidente norte-americano Donald Trump sobre o acordo nuclear do Irã. Hassan Rouhani afirmou:
Você é um construtor de torres. Como ele vai julgar questões internacionais?
Por falar nele... Estelita Hass Carazzai perguntou: a relação entre Trump e Macron é alinhamento político ou faz parte de um jogo de poder?
Na Suécia
Em meio a uma crise causada por escândalos sexuais, a Academia Sueca, responsável pelo Prêmio Nobel de Literatura, pode não conceder a premiação neste ano.
No Camboja
Há 20 anos, morria Pol Pot, o líder do governo que promoveu um genocídio no país durante os anos 1970. George Chigas analisou dois livros escritos por sobreviventes dos massacres e que serviram para que eles dessem voz aos seus sentimentos:
A literatura – com relatos escritos pelos próprios sobreviventes – mostra como quebrar o silêncio e falar em nome daqueles que morreram foi uma forma que muitos encontraram na busca por justiça e cura.
No Paraguai
O candidato derrotado nas eleições presidenciais pediu a recontagem dos votos.
No Paraná
No Iguaçu. A governadora Cida Borghetti (PP) já escolheu o novo secretário da Agricultura e Abastecimento do estado. Descubra quem é ele.
Quadro Negro. Eduardo Lopes de Souza, o principal delator da operação, depôs como colaborador da Justiça em uma ação penal.
Números imprecisos. Catarina Scortecci tentou averiguar o impacto da decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou prisão domiciliar para gestantes e mães de crianças de até 12 anos ou com deficiência que estejam em prisão preventiva.
Em Curitiba
Tempo é dinheiro. A implantação do EstaR eletrônico, que permitirá a cobrança fracionada do estacionamento regulamentado, pode demorar mais do que o esperado.
Em carreata. 20 pessoas participaram de um ato pela capital paranaense para pedir a transferência de Lula.
Na Santos Andrade. A retirada dos bustos e monumentos para evitar que sejam furtados gerou uma reação inusitada.
Um bom dia!
Deixe sua opinião