Bom dia!
A Gazeta do Povo está participando da divulgação do índice de Democracia Local do Instituto Atuação.
O índice, que passou pelo seu primeiro teste na cidade de Curitiba, tem como principal objetivo a viabilização de análises que permitam a transformação da democracia brasileira por meio do desenvolvimento de uma cultura política democrática.
Comentando os resultados dessa primeira edição, o Editorial da Gazeta do Povo frisou que o foco local é acertado e que a democracia depende também dos cidadãos:
Uma análise mais detalhada do índice mostra que nossas duas grandes deficiências estão na participação política e na cultura democrática, justamente aqueles quesitos que dependem menos das instituições e mais das próprias pessoas.
Um dos dados levantados que chamou a atenção é que na capital paranaense 15% das pessoas, o dobro da média nacional, considera confiável a maioria das outras. Com isso, Marcio Kameoka discutiu: Como superar a desconfiança?
Ainda no tema... O Podcast Ethos discutiu um caminho para melhorar a vida na sua cidade com o cientista político Humberto Dantas, o doutor em ciência política Rafael Cortez e o gestor do projeto Cidade Modelo do Instituto Atuação, Jamil Assis.
O foco é local... João Frey apresentou Urandy do Val, conhecido em Curitiba como o “arroz de festa” de audiências públicas.
Na lista de vitórias, Urandy anota – além da criação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – a regulamentação por parte da prefeitura das vagas de estacionamento exclusivas para idosos e o respeito ao atendimento preferencial em lotéricas, que, segundo ele, só saiu depois de ação do Ministério Público.
“Alô”
A Polícia Federal solicitou a quebra do sigilo telefônico do presidente Michel Temer (MDB) e dos ministros Eliseu Padilha (MDB) e Moreira Franco (MDB). O pedido tem o objetivo de investigar a ocorrência de um repasse de R$ 10 milhões para o grupo político do presidente.
Feita às pressas
A tabela de preços mínimos para fretes rodoviários, uma das promessas que fez parte do acordo que acabou com a greve dos caminhoneiros, deve ser revista pelo governo federal em decorrência da pressão dos produtores rurais. Os caminhoneiros prometeram uma “greve ainda pior” se a tabela for alterada.
Em regime de urgência
Já pode ser votado na Câmara dos Deputados o projeto de lei que estabelece as regras para a criação de novos municípios no Brasil. Alguns deputados têm defendido que ao estabelecer critérios “rígidos”, a lei não deverá onerar os cofres públicos. Será?
Toma lá, dá cá
Enquanto o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) afirmou que a Caixa Econômica Federal estaria sendo preparada para um processo de privatização, os empregados da Eletrobras já têm uma vitória na sua iniciativa de barrar o processo de privatização das seis distribuidoras deficitárias da companhia.
Pense bem!
A Câmara dos Deputados acabou de aprovar um projeto de lei que estabelece a multa que deverá ser cobrada dos clientes que desistirem da compra de um imóvel negociado na planta. O percentual em relação ao valor do imóvel deve variar conforme o tipo do regime de construção.
Plano Safra 2018/19
O governo federal anunciou na quarta-feira (06) os recursos que serão destinados para o financiamento de produtores e pecuaristas. Foram estabelecidos também os montantes que serão destinados para cada uma das atividades do setor.
Data marcada
O Supremo Tribunal Federal (STF) convocou uma audiência pública sobre a proposta de liberação do aborto até a 12ª semana no Brasil. Veja quais são as pessoas e as organizações que poderão expor os seus argumentos na mais alta corte do país.
Pós-graduação?
Segundo os dados de um estudo publicado no periódico Nature Biotechnology existe uma “crise de saúde mental” afetando os estudantes de mestrado e doutorado pelo mundo.
A pesquisa [...] destaca o desequilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, e o mau relacionamento com orientadores, como duas possíveis causas implicadas na prevalência de ansiedade e depressão entre pós-graduandos.
Em Cingapura
Dennis Rodman deve participar do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Por que será que o ex-astro da NBA está sendo considerado como uma peça-chave para a cúpula?
Na Alemanha
É onde está localizado um dos maiores centros de exclusão do Facebook: centenas de homens e mulheres que têm o poder de avaliar as postagens na rede social e decidir o que é liberdade de expressão e o que é discurso de ódio.
A Alemanha, com uma lei nova e rigorosa sobre o discurso de ódio online, tornou-se um laboratório para uma das questões mais prementes para os governos atuais: como regular, ou não, a maior rede social do planeta.
Na Holanda
Como mais uma demonstração do seu estilo aberto e informal, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, limpou o café que havia derrubado na entrada do parlamento em Haia. Estão muito divididas as opiniões sobre a atitude de Rutte. O que você acha?
No Reino Unido
Na região de Knightsbridge, em Londres, o hotel Mandarin Oriental foi tomado por um incêndio. Confira as fotos e vídeos.
Na Venezuela
O principal jornal opositor do governo de Caracas, o El Nacional, foi condenado a pagar uma indenização de 1 bilhão de bolívares a Diosdado Cabello, um dos principais nomes do chavismo e vice-presidente do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela). A sentença estabeleceu ainda que, caso a direção do periódico não pague o montante, Cabello passará a ser o dono do El Nacional.
No Paraná
Quadro Negro. Muito além da Valor Construtora, em sua proposta de delação premiada, o ex-diretor da Secretaria da Educação (Seed) Maurício Fanini afirmou que outras empresas estariam envolvidas no esquema de desvio de recursos públicos destinados à construção e reforma de escolas públicas.
Via de duas mãos. Por terem aderido ao plano de demissão voluntária da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), 298 servidores públicos estão deixando o instituto. Marcos Tosi contou essa história em: O adeus de uma geração revolucionária de extensionistas.
Algo que os agrônomos e técnicos aprendem, logo de saída, é que a extensão rural é uma via de duas mãos, em que, com frequência, é o produtor quem tem ensinamentos a passar.
Em Curitiba
Quer ajudar? Você viu a nossa matéria de terça-feira (05) sobre as roupinhas de frio da cadelinha Bandida no centro da cidade? Raquel Derevecki foi atrás da história e descobriu que um grupo de voluntários doou roupas e alimentos para moradores de rua e seus cães.
Planeta PUC. Começou a feira de cursos e profissões da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR). Até um campeonato de robôs deve acontecer. Confira a programação.
Pequeno Príncipe (x2). Não deixe de ver o projeto do novo hospital de Curitiba, o Pequeno Príncipe Norte.
Por baixo das copas. A Haus explicou por que a Getúlio Vargas é um dos principais “corredores verdes” de Curitiba e discutiu alguns dos problemas enfrentados pela avenida.
Um bom dia!
Deixe sua opinião