Bom dia!
Em uma sessão de quase 11 horas e que confundiu, seja pelo emprego dos jargões jurídicos e dos termos estrangeiros, seja pelo fato das orientações de alguns votos só ficarem claras ao seu final, o Supremo Tribunal Federal (STF) por 6 a 5 votos denegou o pedido de habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente Lula.
Uma das primeiras confusões foi a tentativa infrutífera do ministro do STF Gilmar Mendes de transformar o julgamento do caso de Lula em uma revisão do entendimento da corte sobre a possibilidade de prisões após a condenação em segunda instância judicial.
Já uma das posturas mais enigmáticas, e muito louvável, foi o da ministra Rosa Weber – a esfinge do Supremo - que, surpreendendo inclusive alguns dos seus pares, votou pela não concessão do habeas corpus em prestígio da jurisprudência da corte, muito embora, pessoalmente, seja contrária à possibilidade de prisão em casos como o de Lula.
Diante da postura da ministra Rosa Weber, o Editorial da Gazeta do Povo concluiu:
E, em uma profunda demonstração de honestidade intelectual, a ministra reconheceu que, mesmo tendo sido parte vencida nos julgamentos de 2016, é preciso seguir o que foi decidido naquelas ocasiões, e por isso ela não tinha como ver ilegalidade nenhuma na decisão do STJ que, por 5 a zero, havia rejeitado o habeas corpus preventivo impetrado pela defesa de Lula naquela corte.
Muito embora o habeas corpus tenha sido denegado, o ex-presidente Lula, condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá, poderá ter a sua prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, algo que não deve acontecer antes da próxima terça-feira (10).
E como nos lembrou Fernando Martins, a prisão não vai impedir Lula de ser candidato, mas sua campanha fica quase inviável.
Nada de pijama
O “Japonês da Federal”, que ficou famoso por ser um dos policiais responsáveis pela condução de empresários e políticos presos na Operação Lava Jato, não quer aproveitar a aposentadoria para descansar. Ele acabou de se filiar a um partido e deve concorrer nas próximas eleições.
Sul e Sudeste de fora
O governo federal lançou um programa de financiamento de instalação de placas fotovoltaicas em residências e estabelecimentos comerciais que está sendo considerada uma das mais importantes iniciativas para a geração de energia solar no Brasil. Com a exceção de algumas regiões em Minas Gerais e no Espírito Santo, as regiões Sul e Sudeste não serão contempladas pela iniciativa.
Widerøe
É a empresa norueguesa que acabou de receber a primeira unidade do jato E190-E2 da Embraer. A aeronave é considerada a mais eficiente do mercado e mais ambientalmente amigável da sua categoria.
Compra Fora
É o novo projeto dos Correios que promete agilizar a entrega de compras feitas em sites estrangeiros.
Por falar nisso...
Conheça Thor, a arma secreta do Ministério da Agricultura para evitar a importação irregular de sementes, fertilizantes e medicamentos veterinários.
Expedição Safra
Em Brasília, discutiu os desafios e oportunidades ao agronegócio brasileiro no mercado internacional.
A vida de um mártir
Na perspectiva do 50º aniversário do assassinato de Martin Luther King, Jesse Jackson propõe que olhemos mais para a vida do líder pelos direitos civis nos Estados Unidos:
Temos a obrigação para com King – e nossos filhos e netos – de celebrá-lo na íntegra, um homem radical, ecumênico, pacifista, pró-imigração e defensor erudito dos pobres que passou muito mais tempo protestando e sendo preso por causa da libertação e da justiça do que sonhando com elas.
No Mundo
Conheça os oito ex-presidentes que foram presos por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.
No Reino Unido
A prefeitura de Londres instalou bebedouros públicos de água potável para proteger o meio ambiente. Como será que a medida atingirá esse objetivo?
Nos Estados Unidos
Para esclarecer? Foi confirmado que Mark Zuckerberg, presidente e fundador do Facebook, deve depor ao Congresso norte-americano sobre o vazamento de dados dos usuários da rede social.
Para esclarecer. Já são conhecidas algumas das informações sobre a suspeita de ser a atiradora do YouTube: ativista vegana e dos direitos dos animais, ela teria nascido no Irã.
Na China
O governo de Pequim anunciou a imposição de outro pacote de tarifas contra produtos norte-americanos. A sobretaxa à soja dos Estados Unidos pode significar uma oportunidade para os produtores brasileiros.
Na Venezuela
Em crise política, econômica e social, o país se vê agora ameaçado por uma epidemia de tuberculose. O ex-ministro da Saúde do país José Félix Oletta declarou:
A tuberculose é a sombra da pobreza. Não há uma doença que caracterize melhor a indigência do que essa.
Paternidade responsável
Um projeto de lei que está tramitando no Senado Federal propõe que a licença maternidade seja estendida para seis meses e que se permitido aos pais acompanhar as mães dos bebês em consultas e exames durante a gravidez.
Sem novidade
Paulo Polzonoff narra os pontos altos e baixos do debate na UFPR que contou com a presença do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT):
O local do debate entre Fernando Haddad, Cecilia Angileli e Roberto Romano, na primeira edição do ano do ciclo de debates “Pensando o Brasil”, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e realizado na noite desta terça-feira, 3 de abril, não poderia ser menos auspicioso e mais simbólico: um auditório com cheiro de mofo, no subsolo de um prédio ao estilo brutalista-industrial, em Curitiba. Ao lado, um professor aguarda o início da discussão corrigindo o trabalho de um aluno. Pela quantidade de tinta vermelha e comentários às margens do papel... Boa sorte.
No Paraná
Fora da lista. O Paraná não está entre os estados nos quais o MDB pretende lançar candidato a governador de Estado. E como fica a candidatura de Roberto Requião (MDB)?
De saída. O governador Beto Richa (PSDB) inaugurou uma obra que foi executada sem qualquer participação financeira da sua gestão.
Tartarugas paranaenses. Um evento inédito foi registrado no litoral do estado: o nascimento de cinco tartarugas-cabeçudas que venceram a fineza das areias e a voracidade das formigas.
Em Curitiba
Antes tarde? O projeto de revisão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo deve ser encaminhado para a discussão dos vereadores na primeira quinzena de maio. A prefeitura alegou que a demora em concluir a proposta se deveu à intensa participação da população nos debates e consultas.
Pelo meio ambiente. Bares e restaurantes de Curitiba declararam guerra aos canudos de plástico.
Depois do luto. O ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) decidiu que vai concorrer a uma vaga de deputado federal. O político aposta no seu protagonismo na Câmara.
Pelo trabalho bem feito. O prefeito Rafael Greca homenageou o guarda municipal Ulisses de Souza por ter atirado na perna de um rapaz que pichava a capela do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Confira as fotos do presente.
Um bom dia!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião