Bom dia!
Foi lançada a primeira fase da operação Lava Jato neste ano. A investigação está voltada para casos de corrupção nos procedimentos de concessão de rodovias federais no estado do Paraná que fazem parte do Anel da Integração, hoje composto por 27 praças de pedágio.
Não só foi realizada uma série de prisões temporárias, como a do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Nelson Leal, como também o gabinete de um assessor da Casa Civil do governador Beto Richa foi alvo de um mandado de busca e apreensão.
Que os pedágios estão caros no Paraná, não há dúvida. O que essa fase da Lava Jato quer descobrir são os motivos para esses preços. Os números identificados já são assustadores: os desvios chegam à ordem dos 63 milhões de reais.
Velhas conhecidas. As empresas do Grupo Triunfo, dentre elas, a Construtora Triunfo, a Econorte e a Triunfo Participações e Investimentos (TPI), estão na mira da polícia federal. O conglomerado já vinha sendo citado nas investigações da Lava Jato desde 2016. À época, foram realizadas buscas e apreensões em endereços de subsidiárias que teriam realizado depósitos aos operadores financeiros Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran.
Olé. O último, aliás, o advogado Rodrigo Tacla Duran, é apontado pela força-tarefa da como “um grande operador” do esquema de corrupção e está foragido na Espanha. (Confira o perfil feito pela Gazeta do Povo)
Sob encomenda. Outra suspeita é de que a medida provisória (MP) que mudou as regras de renovação de contratos de pedágio nas rodovias federais e nas concessões de ferrovias e aeroportos da União, convertida em lei no ano passado, possa ter sido redigida para atender aos interesses das concessionárias.
Intervenção
Agenda positiva. O presidente Michel Temer está muito dedicado ao tema da segurança pública (os seus motivos, inclusive, já foram comentados no Bom Dia de ontem). Para evitar o desgaste de angariar apoio no Congresso, o Planalto está cogitando criar o Ministério da Segurança Pública por decreto.
Montando o time. O general Braga Netto, interventor federal no Rio de Janeiro, anunciará um colega de farda para a Secretaria de Segurança do estado. Conheça o nome mais cotado.
Habeas Corpus Coletivo
Comentando a decisão do Supremo Tribunal Federal que, por maioria, concedeu um habeas corpus coletivo para um grupo de mulheres que se encontram em prisão preventiva e estão grávidas ou são mães de crianças de até 12 anos de idade, o Editorial da Gazeta do Povo, defedendo o conteúdo da decisão, explica por que o STF “errou na dose”:
[H]avendo a possibilidade de mãe e filho lactente, ou a gestante, permanecerem dentro do sistema prisional com boas condições para todos, essa deveria ser a escolha; no entanto, bem sabemos que tais instalações são exceção: a regra é a superlotação, a proliferação de doenças, em resumo, um ambiente totalmente incompatível com o desenrolar de uma gestação ou com a criação de um bebê. Nesses casos, sim, a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar se mostra a alternativa mais viável. Mas essa é uma decisão que só pode ser feita caso a caso, e aqui o ministro Fachin tinha razão.
[Você pode receber nossos editoriais em áudio pelo WhatsApp. Para isso, clique aqui para adicionar o nosso contato (05541999573379) na sua agenda. Depois nos mande uma mensagem com a palavra EDITORIAL. Pronto! Você receberá nossos editoriais de segunda a sexta-feira.]
Martelos ao alto!
Logo após o Supremo Tribunal Federal ter marcado o julgamento do auxílio-moradia pago aos juízes de todo o país, a Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe) convocou uma greve dos magistrados.
Fazendo os cálculos
Sem uma reforma da Previdência no horizonte, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou um novo serviço que simula o tempo de contribuição e diz se o trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
Corrida espacial
A SpaceX, com o lançamento do Falcon Heavy, está cada vez mais próxima do seu objetivo de enviar pessoas para Marte. Conheça os planos do bilionário Elon Musk.
E por falar em planos. O Brasil também quer participar da nova corrida espacial. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que a SpaceX e quatro países demonstraram interesse em utilizar o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Estagnação no campo (dos EUA)
Diretamente de Arlington, Estado Unidos, Giovani Ferreira nos informa: a renda agrícola caiu 50% no país em cinco anos.
Já que estamos por aqui. É bom ficar atento: após quase quatro décadas de soberania do milho, a soja deve assumir a posição de grão mais cultivado pelos americanos, alcançando 36,7 milhões de hectares.
Países mais honestos
Analisando uma série de pesquisas de dados (inclusive de uma que dá os dados dos diplomatas que mais cometem infrações de trânsito em Nova York), Tiago Cordeiro tenta explicar o segredo dos países mais honestos do mundo. Entre o ruim e o mediano, o Brasil não surpreende.
E um governo desonesto
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou que à Assembleia Constituinte que antecipe as eleições legislativas de 2020 para o mesmo dia da votação presidencial. A Assembleia Nacional, controlado pela oposição ao chavismo, é uma pedra no sapato do bolivarianismo de Caracas.
Horizonte de melhoras
No Brasil, segundo um levantamento encomendado pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a pesquisa feita nas universidades brasileiras tem se tornado mais volumosa e relevante nos últimos anos. Dados não são conclusivos quanto à qualidade do que é produzido, no entanto.
Como fazer
O Bom Gourmet foi conversar com chefs do litoral do Paraná e de Santa Catarina para descobrir como não errar na hora de cozinhar peixe, ostras, camarões, polvo e lula.
A união faz...
Empreendedores se reuniram para lançar o projeto Vale do Gigante com o objetivo de explorar o potencial turístico de Antonina. Confira as atrações que fazem parte da iniciativa.
Caso Carli
Hoje começa a distribuição de senhas aos interessados em acompanhar o júri do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, acusado por duplo homicídio com dolo eventual.
Atenção!
Foi registrado outro crime envolvendo cuidadoras de idosos na região de Curitiba. Dessa vez, infelizmente, a suspeita é de assassinato.
Praça do Japão
O Haus explica como será a obra na Praça do Japão e dá destaque para a segunda escultura de Tomie Ohtake a ser implantada em Curitiba.
Um bom dia!
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas