Bom dia!
A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda (5) o calendário do saque de R$ 500 do FGTS e o do saque-aniversário, outra nova modalidade de receber o dinheiro do fundo. Confira quando é que você pode ter acesso ao benefício.
- Quanto os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná estão gastando com o mandato? Catarina Scortecci levantou os dados e mostra os mais gastadores e os mais austeros da Casa.
- Você se lembra da MP da Liberdade Econômica? Ela está virando uma minirreforma trabalhista na comissão especial que a analisa – o texto recebeu 301 emendas. Giulia Fontes explica o que muda.
- A reforma da Previdência está provocando uma corrida de servidores públicos pela aposentadoria. No primeiro semestre deste ano, o número de pedidos ultrapassou o de 2018 inteiro. Roger Pereira delineia o cenário.
Opinião da Gazeta
No editorial desta terça (6), a Gazeta do Povo comemora o programa Médicos pelo Brasil, que substitui o Mais Médicos:
As vantagens do Médicos pelo Brasil em relação ao Mais Médicos são evidentes (...). Com as novas condições oferecidas pela nova iniciativa, a expectativa é de que a procura aumente e as desistências diminuam, finalmente garantindo aos mais vulneráveis a atenção médica digna que todo brasileiro merece.
Imagem do dia
Aprofunde-se
Você já ouviu falar do Holodomor? Essa tragédia matou o dobro de pessoas em relação ao Holocausto, mas os livros didáticos de história usados no Brasil sequer a citam. Tiago Cordeiro vasculhou os volumes para entender como a Revolução Russa, a grande fome na China, os gulags e a Revolução Cubana são contados aos alunos brasileiros.
- Em sua coluna, Paulo Cruz percorre a história de um termo para lá de ambíguo, mas essencial para compreender os nossos tempos: ideologia. O que é isso, afinal?
- A cidade de Nova York quer proibir a construção de arranha-céus espelhados. Faz sentido? Luciane Belin investigou o quanto esse tipo de edificação realmente impacta em seu entorno.
Para começar o dia inspirado
Começar o dia inspirado é começar o dia fazendo uma boa ação. O colombiano Arley Rincón mora em Curitiba há quase nove anos. Sua irmã acaba de falecer, no norte da Colômbia, deixando órfãos dez filhos, sete deles menores de idade – e agora Rincón quer trazê-los para cá. Só em passagens, porém, os gastos chegam a R$ 21 mil. Os amigos, se solidarizando com Rincón, estão promovendo uma vaquinha – e você pode ajudar. Gabriel Sawaf conta essa história.
Lá fora
Após um final de semana violento, com dois tiroteios que mataram mais de 30 pessoas em um intervalo de poucas horas nos Estados Unidos, o país volta a debater as causas desse tipo de violência. Dois fatores são comumente apontados como responsáveis por esses casos: videogames e doenças mentais. Mas a ciência discorda.
- Theodore Dalrymple aborda o papel da imitação, da frustração e da fama nos tiroteios em massa.
As dicas que só a Gazeta traz
Que tal pagar metade do valor em uma refeição através do agendamento do horário da ida ao restaurante? Ou marcar horário para um médico atender você em casa? Ou, ainda, encontrar horários disponíveis em salões de beleza próximos da sua casa? Tem aplicativo para tudo isso e muito mais. Iara Maggioni lista nove apps que tornam a vida mais fácil para quem mora em Curitiba e Região Metropolitana.
- Pudim de leite com ou sem furinhos? No Bom Gourmet, Marina Mori dá dicas de como fazer o pudim perfeito.
- No Sempre Família, William Bilches lista sete temas que namorados devem discutir antes de decidir se casar.
Aquela ótima terça-feira para você!
Deixe sua opinião