Bom dia!
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) lançou nesta quinta (1º) o programa Médicos pelo Brasil, que substitui o Mais Médicos. As principais novidades são o aumento da remuneração dos médicos no programa e a criação de uma carreira de Estado para a função. Fernanda Trisotto esclarece como o programa vai funcionar – e o que será dos médicos que vieram de Cuba.
- Bolsonaro trocou quatro dos sete membros da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Leonardo Desideri explica aonde ele quer chegar com isso.
- O presidente acha que os dados disponíveis sobre desmatamento na Amazônia são inválidos. Andrea Torrente contrapõe a opinião do governo e o parecer de especialistas em cada tópico relacionado ao tema.
- O líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri (PSD), faz um balanço do primeiro semestre da gestão Ratinho Junior (PSD) em entrevista a Catarina Scortecci.
Opinião da Gazeta
No editorial desta sexta (2), a Gazeta comenta as novas regras de tramitação das medidas provisórias no Congresso:
É evidente que o reforço do papel do Senado é positivo, mas só a experiência concreta com as MPs que vierem a partir de agora mostrará que adaptações o governo terá de fazer na articulação política, devido aos novos prazos, e se a mudança beneficiará a tramitação como um todo.
Lá fora
O mundo atingiu um recorde triste em 2018, que foi o pior ano já registrado para meninos e meninas que vivem em zonas de conflito. Mais de 12 mil crianças foram mortas ou feridas em confrontos armados pelo mundo.
- Brasil e Paraguai anularam o acordo de compra de energia de Itaipu que foi considerado "traição à pátria" pela oposição ao governo de Mario Abdo Benítez. Com isso, perdeu força o movimento que pedia o impeachment do presidente paraguaio.
Imagem do dia
Aprofunde-se
Você sabe quais são as três cidades mais inteligentes do mundo? No pódio estão Viena, Londres e a canadense St. Albert. Elas tiveram o melhor desempenho nos 12 critérios considerados pelo Smart City Strategy Index 2019. Quais são esses critérios e o que essas cidades estão fazendo para pontuar bem? Stephanie d’Ornelas responde.
- Para muitos empresários do ramo da gastronomia, a pergunta de ouro é: como chegar a mais pessoas com custos compatíveis, mantendo a qualidade e a satisfação do consumidor? Uma tendência tem se formado e quem conta mais sobre ela é Patrícia Dorfman.
- Outro setor que está trabalhando para encontrar soluções em um novo contexto é o dos bancos, que têm sido obrigados a repensar o papel das agências e o número de funcionários. Confira na matéria de Sharon Abdalla.
- Se você assistiu à nova versão de O Rei Leão e não conseguiu ter o mínimo de empatia com os personagens, essa sensação tem nome e sobrenome: vale da estranheza. Quem explica é Paulo Polzonoff Jr.
As dicas que só a Gazeta traz
As férias de julho já ficaram para trás – se é que existiram – e aí está mais um período do ano a ser enfrentado. Não dá para descuidar, porém, do descanso. Carla Dias mostra como organizar melhor a rotina para poder desfrutar desses momentos.
- O fim de semana tem risco de ressaca e ventos fortes no litoral do Sul e do Sudeste. No Paraná, a neve é uma possibilidade. Quem conta é Gabriel Sawaf.
- Pera, maçã ou banana: qual o formato do seu corpo? Não é só aparência: ele diz muito sobre a sua saúde. Confira na matéria de Julliana Bauer.
- Licor de araucária: sim, ele existe! Marina Mori conta tudo sobre a bebida que é praticamente o Paraná numa garrafa.
Ótimo fim de semana para você!