Bom dia!
Caro leitor, como tivemos um problema técnico ontem, anunciamos novamente que a Gazeta do Povo tem um novo colunista. Flávio Gordon, autor do livro “A Corrupção da Inteligência”, deve escrever sobre o fundamento cultural da política em seu blog. Desejamos que ele seja muito bem vindo.
Pendurando a toga
Está programada para hoje a paralisação dos juízes e procuradores federais em defesa do seu auxílio-moradia. Flávia Perry explicou quanto custam esses benefícios para os cofres públicos.
3 chances
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está cada dia mais perto de ser preso em decorrência do cumprimento da sentença que o condenou no caso do Tríplex do Guarujá. Fernando Martins apresentou as três chances de Lula evitar a prisão (adiantamos que são todas no Supremo Tribunal Federal).
Bancada da Lava Jato
Servidores da Polícia Federal, aproveitando-se da projeção da instituição pelo combate à corrupção, estão em negociações finais com os partidos para concorrerem nas próximas eleições. Conheça os principais nomes que pretendem formar a bancada da Lava Jato.
De segurança pública à comunidade LGBT
A Gazeta do Povo reuniu os principais assuntos tratados por Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na primeira entrevista após a sua mudança de partido. Não deixe de conferir!
Terrorismo
Está correndo na Câmara dos Deputados Federais, agora com regime de urgência, um projeto de lei que pretende caracterizar como ato de terrorismo as invasões em propriedades rurais e urbanas.
Bilhões pelo ralo
Não é só o plano de saúde que coloca os Correios e os seus funcionários em atrito. O rombo bilionário no fundo de pensão da empresa pública estatal, o Postalis, também é uma fonte de conflitos.
A “Voz do Brasil” e a liberdade do rádio
Comentando a aprovação pelo Congresso Nacional da flexibilização do horário de transmissão da “Voz do Brasil”, o Editorial da Gazeta do Povo explicou por que acredita em medidas ainda mais democráticas:
O projeto aprovado pelo Congresso pelo menos retira o caráter antidemocrático da imposição de um horário único para A Voz do Brasil, mas ainda está longe do ideal. O poder público já tem seus veículos de comunicação – vários deles, aliás; que os use para promover suas ações, em vez de forçar emissoras privadas a fazê-lo.
[Você pode receber nossos editoriais em áudio pelo WhatsApp. Para isso, clique aqui para adicionar o nosso contato (05541999573379) na sua agenda. Depois nos mande uma mensagem com a palavra EDITORIAL. Pronto! Você receberá nossos editoriais de segunda a sexta-feira.]
Contra os princípios da Economia
Adilson de Oliveira analisou o atual cenário no qual as tarifas de energia tendem a continuar subindo, embora haja um excesso de capacidade do parque gerador.
Os delírios do presidente
Guido Orgis explicou por que parece que colocaram alguma coisa na água do Palácio do Jaburu.
Ex-queridinha do Vale do Silício
Em um escândalo milionário, a fundadora da startup Theranos, Elizabeth Holmes, está sendo acusada pela Securities and Exchange Commission de ter recolhido capitais de investidores sem ter um produto comercializável.
100 anos
Ontem, foi comemorado o centenário do primeiro trator produzido pela John Deere, o Waterloo Boy. Confira a imagem e o histórico do avô dos tratores.
Carne Forte
Mostrando que nem tudo está perdido no setor de aves, uma unidade da marca Seara acabou de receber uma certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que atesta a sua qualidade sanitária.
Do Big Bang aos Buracos Negros
Stephen Hawking, o celebrado astrofísico britânico, morreu aos 76 anos de idade.
Uma das suas principais obras é o livro “Uma Breve História do Tempo” que, lançado em 1988, até hoje intriga pelo seu enorme apelo popular.
A popularidade do cientista também alcançou as telas de cinema e diversos filmes apresentam enredos baseados nas suas teorias sobre cosmologia e física teórica.
No Reino Unido
23 diplomatas russos devem ser expulsos como uma resposta do governo da primeira-ministra Theresa May à ausência de explicações do Kremlin sobre o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal, de 66 anos, e sua filha Yulia, de 33 anos.
Nos Estados Unidos
O governo norte-americano apresentou uma lista com cinco exigências aos países que desejam ser isentos da recém-criada sobretaxa para as exportações de aço e alumínio: o apoio nos tribunais da Organização Mundial do Comércio (OMC) e uma aliança nas questões de defesa são algumas das condicionantes.
Na Alemanha
Desgastada pelas longas negociações, Angela Merkel foi confirmada com chanceler pela quarta vez em votação no parlamento alemão.
Na Colômbia
Entenda como o resultado das eleições legislativas do último domingo simboliza uma nova Colômbia e o fracasso do discurso das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas, as Farc.
Pela liberdade religiosa
Nos Estados Unidos, o senador republicano Mike Lee apresentou um projeto de lei que tem o objetivo de proteger aqueles cidadãos que acreditam na concepção tradicional de casamento. Nas palavras do senador:
O que um indivíduo ou organização acredita como definição tradicional de casamento não é – e nunca deveria ser – parte da tomada de decisão do governo ao conceder benefícios.
O protagonismo é do aluno
Manoela Martins, mãe e educadora de seis crianças que estudam em casa, explicou as vantagens do ensino doméstico:
No homeschooling é possível dar uma boa formação intelectual despendendo poucos recursos. Conforme observa-se nos países que já tem uma tradição de desescolarização, um dos benefícios de se educar em casa é potencializar a qualidade do aprendizado.
Sempre Família
Um dos maiores desafios de quem está em um relacionamento abusivo é perceber essa situação. Foi pensando nisso que uma ONG fez uma animação que explica o cenário no qual se dá o abuso psicológico.
Após oito anos...
Da revelação de irregularidades praticadas na Assembleia Legislativa do Paraná pela série Diários Secretos, produzida em parceria pela Gazeta do Povo e pela RPC, a Justiça ainda continua analisando ações de responsabilização de políticos e funcionários do Legislativo Estadual.
Após algumas horas...
Da deflagração da Operação 14 Bis, que apura e desvios em contratos do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), já haviam sido soltos dezesseis dos vinte suspeitos presos temporariamente.
Direto para Europa
E é do Paraná uma fábrica que acabou de celebrar um contrato bilionário para exportar tecnologia para a Noruega.
Um bom dia!