CARREGANDO :)

O governo editou um decreto regulamentando o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e alega que a medida permite que esse público tenha acesso facilitado a crédito. Com taxas de juros mais baixas, isso permitirá, de acordo com o governo, a tomada de crédito responsável sem o comprometimento excessivo da renda. A liberação dos empréstimos ainda depende da regulamentação de normas complementares do Ministério da Cidadania. No início do mês, Bolsonaro sancionou uma lei autorizando que as pessoas que recebem Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC) contratem crédito consignado de até 40% do valor do benefício.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto que autoriza a atuação das Forças Armadas nas eleições deste ano. A medida é de praxe nos processos eleitorais e acontece por um pedido do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O trabalho deve ser realizado em ações para garantir a votação e a apuração durante o pleito de 2022. As localidades e o período de emprego das Forças Armadas serão definidos conforme os termos de requisição do TSE. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro e o segundo no dia 30 de outubro. A votação será realizada simultaneamente em todos os municípios do país, de 8h às 17h, horário oficial de Brasília. O TSE unificou o horário de votação nas eleições de 2022. Dessa forma, todos os estados do Brasil irão seguir o horário de Brasília.

Os principais candidatos a presidente vão dar, na campanha eleitoral, papéis estratégicos e de destaque àqueles que escolheram para vice. Disputando reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) escalou o ex-ministro e militar Walter Braga Netto (PL), nome que já vinha atuando no núcleo de campanha há pelo menos três meses. A composição com Braga Netto reedita o modelo da chapa de 2018, quando Bolsonaro concorreu ao lado do general Hamilton Mourão (Republicanos). Aliados do centrão chegaram a trabalhar para que um nome político fosse indicado, o que foi descartado pelo presidente. Indicado como vice na chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) foi escalado para atrair eleitores críticos ao PT. De acordo com integrantes da campanha, essa será a segunda fase da estratégia petista, que inicialmente fez diversos atos conjuntos entre Lula e Alckmin como forma de mostrar unidade da chapa. Alckmin é visto dentro da campanha de Lula como um trunfo para atrair eleitores de algumas regiões específicas do país, em segmentos religiosos e em determinados setores do empresariado.

Suspeitas de irregularidades na contratação de serviços após as chuvas em Petrópolis (RJ), em fevereiro deste ano, motivaram uma operação da Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro. 13 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços ligados a funcionários da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e a empresários. Cerca de 230 pessoas morreram nos desmoronamentos, deslizamentos de encostas e enchentes registrados em Petrópolis em fevereiro de 2022. Em um dos casos investigados, uma empresa teria cobrado o dobro do valor habitual. A contratação foi feita sem licitação por causa do estado de calamidade pública. O prejuízo aos cofres públicos chegaria a R$ 500 mil nesse caso.

A Califórnia, nos Estados Unidos, está prestes a aprovar uma lei que a tornaria um "estado de refúgio", onde podem ser abrigadas "crianças trans" que não estão aptas a se submeter a tratamentos de mudança de sexo em outras partes do país. As práticas de "afirmação de gênero" através de cirurgias ou uso de hormônios são ilegais em estados como Texas, Alabama, Louisiana, Arizona e Idaho, com consequências criminais para os pais que permitem que seus filhos tenham acesso a esse tipo de tratamento. Desde junho, o projeto de lei tenta abrir caminho para isentar de responsabilidade legal os pais de qualquer parte do país que autorizarem o acesso de seus filhos a esses serviços na Califórnia, mesmo que posteriormente retornem aos seus estados de origem.