Bom dia!
Para começar. O juiz de garantias vai ser alvo de uma batalha no STF, onde pelo menos três Ações Diretas de Inconstitucionalidade já foram protocoladas. Sancionada por Jair Bolsonaro junto com o pacote anticrime, a criação da figura do juiz de garantias faz com que o magistrado que instrui o processo não seja o mesmo que julga as ações. Entenda o que está em jogo na reportagem de Kelli Kadanus.
Agenda de costumes. Bolsonaro foi eleito com a defesa de uma rígida agenda de costumes, que também está presente nos discursos de deputados e senadores. No entanto, temas como o projeto "escola sem partido", legislações rígidas contra o aborto e o combate à ideologia de gênero não protagonizaram ações efetivas no Congresso. A expectativa é que a pauta possa avançar em 2020. Veja na reportagem de Olavo Soares.
Levantamento exclusivo. O colunista Lucio Vaz mostra que o Tribunal de Contas da União (TCU) gastou R$ 6,4 milhões em viagens e bancou até voo de ministros para casa.
O mais importante de ontem no Brasil
- Live. Bolsonaro tenta explicar consequências de veto ao “fundão eleitoral”
- Em alta. Caixa Econômica anuncia maior lucro da história em 2019
- Investigação. Quadrilha troca proteína por pipoca em esquema na merenda
- Pesquisa. Professores do Paraná estão entre os mais capacitados (e sobrecarregados) do país
Nossa visão
Nossa opinião. Nosso editorial é sobre o STF e a oportunidade de Bolsonaro. No fim deste ano de 2020, Bolsonaro terá a chance de tomar uma decisão que poderá deixar um legado de longo prazo para o Brasil. Em 1.º de novembro, o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, completa 75 anos e, pela legislação brasileira, terá de apresentar sua aposentadoria, cabendo a Bolsonaro selecionar seu substituto.
"Um ministro do Supremo com potencial para fazer um grande bem ao país precisa ter um bom pacote de convicções e rejeitar o ativismo judicial"
O Brasil está melhor após 2019? Em um período em que os brasileiros estão com ânimos políticos acirrados, a percepção de cada indivíduo sobre se os últimos 12 meses foram positivos pode estar mais relacionada com a posição no espectro político do que com os fatos. Veja todos os dados na reportagem de Luan Sperandio.
Mundo
Veja as principais notícias internacionais de ontem:
Para inspirar
A equipe do Sempre Família listou 5 dicas para que suas resoluções de ano-novo sobrevivam a janeiro. As mudanças causam um certo desgaste e, se você não estiver preparado para isso, a frustração, o cansaço, o tédio ou o estresse serão o combustível do fracasso de sua promessa. Não desista e clique aqui!
Tenha um ótimo dia!