Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Parlamentares denunciam perseguição

A retaliação do STF à Lava Jato. Anatel vai usar “poder de polícia” nas eleições. Netanyahu envia carta a Bolsonaro

Dias Toffoli Gilmar Mendes STF
Dias Toffoli e Gilmar Mendes cobram investigações sobre a conduta de Sergio Moro e Deltan Dallagnol (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Procuradores e juízes que protagonizaram a Lava Jato enfrentam retaliações vindas, principalmente, do STF. Na mais recente investida contra a operação, o ministro Gilmar Mendes defendeu a instalação de uma "comissão da verdade" para investigar a conduta das autoridades. "Há coisas nebulosas que precisam ser esclarecidas. (...) Há muitos escombros sobre o que se passou", afirmou. Leia mais.

Liberdade de imprensa. Juristas ouvidos pela Gazeta criticam a decisão da AGU de se juntar ao MPF em uma ação que pede a cassação das concessões de rádio da Jovem Pan. Entenda o caso.

Perseguição política. Parlamentares foram aos Estados Unidos denunciar o autoritarismo judicial que, segundo eles, ocorre no Brasil. A comitiva, organizada por Eduardo Bolsonaro e pelo jornalista Paulo Figueiredo, foi recebida por deputados republicanos. Saiba como foi o encontro.

Política, Economia e Mundo

Eleições 2024. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou ontem que o órgão usará seu "poder de polícia" para "retirar do ar todos os sites e aplicativos que estejam atentando contra a democracia" durante as eleições. Saiba mais.

A carta de Netanyahu a Bolsonaro. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou uma carta a Jair Bolsonaro agradecendo ao ex-presidente pela amizade e criticando Lula. Leia o que ele disse.

Giro pelo mundo. O premiê do Haiti renunciou em meio à grave crise de violência que atinge o país. O ditador Nicolás Maduro proibiu aeronaves argentinas de sobrevoar o espaço aéreo venezuelano.

Opinião da Gazeta

Os injustiçados do 8 de janeiro No fim da semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais do 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal, fez algo inédito: votou pela absolvição de um réu. O morador de rua Geraldo Filipe da Silva passou inacreditáveis 11 meses na Papuda. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Silva é exceção à regra apenas por estar na iminência de ser absolvido. Assim como ele, muitos outros passaram longos meses presos, foram denunciados e viraram réus sem terem suas condutas individualizadas – mas estão sendo condenados.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Mudança de domicílio eleitoral. Ação do PT contra Rosângela Moro é inócua, apontam especialistas

Ideologia de gênero. Propostas do novo Código Civil trazem riscos à autoridade dos pais

Violência. Homem faz 17 reféns em ônibus na Rodoviária do Rio

Unila. Itaipu vai destinar R$ 752 milhões para terminar obra de universidade iniciada por Lula no Paraná

Colunas e artigos

Os limites entre verdade e ficção. Você já ouviu falar em deepfakes? Eles são conteúdos falsos, mas extremamente realistas, que estão desafiando a nossa capacidade de diferenciar verdade e mentira. Leia mais sobre o problema.

Luciano Trigo fala sobre o partido CHEGA, que se consolidou nas eleições do final de semana em Portugal.

Marcio Antonio Campos comenta declarações do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, defendendo a descriminalização do aborto.

Para inspirar e alegrar

Que tal um vinho japonês? Aos poucos, começam a chegar no Brasil os vinhos produzidos no Japão, ainda pouco conhecidos por aqui. Saiba quais são os melhores tipos.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.