Bom dia!
A quarta-feira começou quente com a notícia de que Lula seria transferido para o estado de São Paulo. No fim da tarde, porém, o STF suspendeu a decisão, que tinha vindo da caneta da juíza Carolina Lebbos. No meio tempo, Giulia Fontes explicou o que a lei diz sobre um ex-presidente ficar em uma cela comum e Roger Pereira contou como é a penitenciária de Tremembé, lugar designado para receber Lula. O que ficou no fim das contas? Kelli Kadanus analisou o que significa a primeira vitória – aliás, maciça – do ex-presidente no Supremo.
- A Câmara recusou os oito destaques que eliminariam trechos da reforma da Previdência, encerrando a tramitação do texto na Casa e passando a bola para o Senado. Jéssica Sant’Ana explica como foi a votação e quais são os próximos passos.
- De manhã, a Câmara tinha recebido Ricardo Salles (Novo) para uma audiência. O ministro do Meio Ambiente, que quer reestruturar o Fundo Amazônia, desdenhou os valores doados pela Noruega e pela Alemanha – os R$ 3,4 bilhões recebidos desde o início do ano seriam um montante “inexpressivo”, embora se trate de um valor quase igual ao orçamento total do ministério. Fernanda Trisotto acompanhou a audiência.
- No Senado, Alvaro Dias (Pode-PR) protocolou uma PEC que pode impedir Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de assumir a embaixada do Brasil em Washington. Quem conta é João Frey.
Opinião da Gazeta
No editorial desta quinta (8), a Gazeta do Povo analisa como a vitória tranquila da reforma da Previdência no segundo turno corrobora o apoio da população à medida:
Se os brasileiros estão dispostos a aceitar mudanças em algo que lhes afeta diretamente, como a aposentadoria, muito provavelmente também verão com bons olhos uma série de outras medidas que integram a pauta econômica do atual governo, encampada pelo Poder Legislativo. A reforma tributária, ou pelo menos a simplificação dos impostos, é quase um consenso, assim como as microrreformas que promovem a liberdade econômica.
Imagem do dia
Aprofunde-se
Enquanto mundo afora a população de abelhas está perigosamente se reduzindo, no Paraná a apicultura cresce. A produção de mel no estado aumentou em 27,9% em dez anos. Célio Yano foi atrás das respostas sobre a resiliência da apicultura paranaense.
- Depois dos patinetes e das bicicletas, um projeto de compartilhamento de carros elétricos está em discussão em Curitiba. A proposta inclui vagas de estacionamento exclusivas, mais pontos de recarga e 550 automóveis rodando pela capital paranaense até 2025. Angieli Maros dá os detalhes.
- A Região Serrana Fluminense esconde uma construção que já foi o hotel mais luxuoso do Brasil, com os interiores assinados pela primeira decoradora profissional da história e que já hospedou até Walt Disney – e hoje é um espaço cultural aberto à visitação. Isabela Starepravo conta mais sobre o espaço na HAUS.
- O fiasco no ensino médio brasileiro começa antes, lá no 6º ano do fundamental. Como chegar antes e evitar o fracasso? Abinoan Santiago responde.
Lá fora
Maduro se retirou dos diálogos com a oposição que estão sendo feitos em Barbados para encontrar uma saída para a crise da Venezuela. A justificativa foram as novas sanções americanas. Segundo venezuelanos que participavam das reuniões, a conversa entre chavismo e oposição estava progredindo.
As dicas que só a Gazeta traz
Quer impressionar o paizão neste domingo? No Bom Gourmet, Stephanie Abdalla traz o bê-a-bá de cinco cortes de carne para servir um churrasco à altura do seu herói.
- E fique de olho: dispensar o café da manhã aumenta o risco de obesidade entre adolescentes. Quem conta é Luciane Belin, no Viver Bem.
Tenha uma ótima quinta-feira!
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana