Olá!
Você precisa começar o dia sabendo que em votação histórica o Senado aprovou, na noite desta terça-feira (22), o texto-base da reforma da Previdência. O placar foi de 60 votos a favor e 19 contra - um pouco mais folgado que o 56 x 19 do primeiro turno. Mas a repórter Jéssica Sant'Anna, de Brasília, explica por que a discussão ainda não terminou.
Lá do Japão, onde cumpre agenda oficial, o presidente Jair Bolsonaro comemorou o feito e arriscou um palpite: o próximo passo será aprovar a reforma administrativa - que, segundo ele, deve ser mais fácil de passar que a tributária. Já na "briga" do PSL, Eduardo Bolsonaro fez a estreia como líder do partido na Câmara dos Deputados e anunciou a desistência de se tornar embaixador do Brasil dos Estados Unidos.
Ainda no campo da política, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (23), o julgamento sobre a validade da prisão após condenação em segunda instância. A repórter Kelli Kadanus mostra quais são os três desfechos possíveis para a votação.
No editorial da Gazeta do Povo, "Dallagnol desarma a bomba narrativa e fica na Lava Jato". Leia um trecho:
A Lava Jato precisa continuar trabalhando até termos a verdade completa sobre o tamanho e a atuação da organização criminosa que sugou os cofres públicos e as empresas estatais
Mundo
Os próximos dias serão agitados no mundo eleitoral. O colunista Filipe Figueiredo explica tudo e traz os destaques das eleições de Suíça, Canadá, Bolívia. Tem, também, mais um revés na novela do Brexit e a desistência de Netanyahu de formar um governo em Israel.
Na Bolívia, questionamentos sobre a apuração e denúncias de fraude nas eleições. O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral renunciou por supostos "desacordos" com a decisão de suspender a transmissão da contagem rápida por cerca de um dia. E os protestos continuam; revoltados, manifestantes destruíram uma estátua de Hugo Chávez na cidade de Riberalta.
Economia
Você tem que concordar comigo que a mobilidade é uma preocupação que está ganhando força, principalmente nas grandes cidades, não é mesmo? Para facilitar a vida dos motoristas, a 99 fez uma parceria com a prefeitura de Porto Alegre para que um aplicativo de inteligência artificial ajude na gestão dos semáforos. Vale a pena conferir!
Lembra do voo mais longo da história, que está sendo testado pela australiana Qantas? Pois é, um repórter da Bloomberg esteve a bordo dessa epopeia de quase 20 horas entre Nova York e Sydney – e conta como foi a façanha. Pesquisas feitas durante a jornada servirão de base para ver se a companhia implantará a rota a partir de 2022.
Por hoje é só. Uma ótima quarta-feira para você!
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana