Bom dia!
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (14) um projeto de lei que define crimes de abuso de autoridade cometidos por agentes públicos dos três poderes e do Ministério Público. O texto agora segue para sanção ou veto do presidente da República. Kelli Kadanus conta como foi a votação e Andrea Torrente lista o que configurará abuso de autoridade após a sanção do texto.
- A reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi a primeira representante de uma universidade pública a dar um parecer favorável ao Future-se. Wanda Hoffmann concedeu uma entrevista à Gazeta do Povo em que justificou seu posicionamento.
- Imagine um país em que o presidente da República é profundamente influenciado por um ex-astrólogo que atua como um guru anticomunista promotor do caos. Calma, que isso aconteceu longe daqui: Madeleine Lackso reconta a história de El Brujo.
- Aprovada na Câmara, a MP da Liberdade Econômica muda algumas regras sobre o registro de ponto e sobre o trabalho aos domingos. Giulia Fontes explica direitinho quais são as alterações.
Opinião da Gazeta
No editorial desta quinta (15), a Gazeta do Povo comenta a aprovação da MP da Liberdade Econômica na Câmara sem grandes alterações em sua intenção inicial:
O Brasil já viu leis que impedem a instalação de estabelecimentos comerciais quando já existe negócio semelhante dentro de determinado raio; regulamentações que impõem a prestadores de serviço exigências mais rígidas que aquelas determinadas pelas próprias empresas para as quais eles trabalham; ou regras de conteúdo local que impedem empresas de buscar os melhores fornecedores, ou os que oferecem preços mais baixos. Essas normas e o espírito que as guiava, espera-se, se tornarão passado à medida que a liberdade econômica se torne a regra.
Imagem do dia
Lá fora
Após a sua derrota nas eleições primárias argentinas, o presidente Mauricio Macri usou uma cartada para tentar, ao mesmo tempo, melhorar o cenário econômico e conquistar votos. Ele anunciou um pacote de medidas econômicas que se distanciam da abordagem liberal e lembram políticas populistas, mais típicas dos seus principais rivais nessas eleições. Isabella Mayer de Moura e Helen Mendes explicam o cenário.
Aprofunde-se
Há 20 anos, Curitiba recebeu 15 crianças que foram afetadas pela explosão de Chernobyl – a capital paranaense, por sua grande quantidade de descendentes de ucranianos, foi a única cidade brasileira que fez parte de uma parceria entre a Ucrânia e governos de outros países em vista do tratamento das crianças. Durval Ramos conversou com as famílias que acolheram os pequenos ucranianos por aqui.
- Dois escritórios de arquitetura brasileiros, um gaúcho e um carioca, figuram entre os dez mais promissores do mundo. Aléxia Saraiva conversou com os profissionais selecionados – que podem levar o Prêmio Début, da Trienal de Arquitetura de Lisboa – sobre a identidade do seu trabalho.
- O rum está tomando o lugar do gim? Marina Mori ouviu do premiado bartender Marco De La Roche quais são as quatro tendências da coquetelaria mundial que estão se manifestando também no Brasil.
As dicas que só a Gazeta traz
O seu filho vai prestar vestibular neste ano? Lucian Halo conta como você pode ajudá-lo nessa fase da vida.
- Saiba quais são os 25 melhores hotéis do Brasil – Rio de Janeiro e Gramado são as cidades com mais estabelecimentos na lista.
- Uma polenta cremosa perfeita, com textura de maria-mole, não é mais segredo – não se você ler a matéria de Eloá Cruz, que conversou com o chef Claudio Couto para aprender a preparar o prato.
Uma ótima quinta-feira para você!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião