Bom dia!
O Senado devolveu o mandato parlamentar a Aécio Neves (PSDB-MG). Foram 44 votos contrários à determinação da 1º Turma do Supremo de afastamento e recolhimento domiciliar noturno, 26 favoráveis à decisão dos magistrados, 10 ausências e uma abstenção.
A votação teve contornos épicos. Ronaldo Caiado (DEM-GO), que caiu de mula no fim de semana, chegou ao Senado de cadeira de rodas. Votou contra Aécio. Paulo Bauer (PSDB-SC) veio direto do hospital, para onde foi às pressas com crise de pressão alta, defender a devolução do mandato ao colega de legenda. Foi o mesmo voto de Romero Jucá (PMDB-RR), que arrancou parte do intestino para tratar uma diverticulite. Aqui está o voto de cada um dos 81 senadores.
Aécio volta a ser um senador em exercício de cargo, mas seus problemas não acabaram. O tucano deve enfrentar processo no Conselho de Ética, tem denúncia a ser analisada contra si no Supremo e sofre pressão interna do PSDB para deixar a presidência do partido.
Apoio a Aécio e muito mais
Beto Richa ainda não sabe se será candidato ao Senado. Fosse hoje integrante do parlamento, também teria votado para devolver o mandato a Aécio Neves, segundo disse à repórter Catarina Scortecci. Na entrevista exclusiva, o governador falou também sobre delações da Quadro Negro, Publicano, seu futuro político e o de sua família.
Richa esteve em Brasília para apresentar o Paraná a embaixadores estrangeiros, com objetivo de atrair investimentos. Na véspera da viagem, assinou um protocolo de intenções com a Shell para construção de gasodutos e termelétricas da Copel.
Desestatização
O governo do Paraná assinou, em junho, um acordo de cooperação com o BNDES para a desestatização de empresas públicas. O documento só vem à tona agora, com exclusividade por José Lázaro, do Livre. Jor para a Gazeta do Povo. O BNDES tem até as suas empresas preferidas para privatizar: Copel, Sanepar e Compagás.
O vergonhoso truque do TJ
O editorial da Gazeta do Povo critica duramente a decisão do Órgão Especial do TJ que manteve a cadeira de Fábio Camargo no Tribunal de Contas, uma aberração jurídica.
O que o Órgão Especial fez foi usar um embargo de declaração para reverter uma decisão judicial tomada anteriormente pelo mesmo colegiado. Um absurdo sem precedentes, o que também foi percebido e denunciado por outros desembargadores. Uma autêntica vergonha.
Críticos silenciados
A escolha de Raquel Dodge para a PGR foi cercada de alvoroço e desconfiança. A narrativa corrente era de que ela sufocaria a Lava Jato e seria uma extensão de Temer na procuradoria. Sergio Luis de Deus mostra que bastaram 30 dias para Raquel Dodge dar ao menos cinco provas contrárias ao descrédito.
***
Ficou para hoje a votação da segunda denúncia contra Temer na CCJ. A mudança foi para dar mais tempo de discurso aos deputados.
Se na política o governo Temer tem vários momentos de filmes de gângsters, na economia o avanço é inegável. Rodrigo Constantino compara o cenário atual ao deixado pelo PT.
Redimido
Sergio Moro ouviu ontem Mariano Marcondes Ferraz, representante da Decal Brasil, que pagou propina por obra da Petrobras no Porto de Suape. O executivo disse estar aliviado com a Lava Jato e garantiu nunca mais ter pago propina após o início da operação.
É fake
A última corrente do WhatsApp traz um "pedido" de Sergio Moro para que os brasileiros votem nulo em 2018. Kelli Kadanus foi direto na fonte e garante: é falso. Moro não tem nada a ver com a corrente.
83% de Donas Reginas
A reprovação a uma criança poder tocar um homem nu, como ocorreu na performance La Bête, é maciça entre os brasileiros. Levantamento da Paraná Pesquisas encomendado pela Gazeta do Povo mostra reprovação de 83% dos entrevistados. O índice é maior entre homens, no Nordeste e para quem tem entre 35 e 44 anos.
O Sempre Família destaca estudo da Universidade do Texas apresentado durante seminário sobre a infância, na Itália, que aponta a pornografia como um problema não apenas moral, mas também de saúde pública e de segurança.
Quando menos é mais
Cada vez menos alunos estão em sala de aula no Brasil. Isso não é reflexo de falta de acesso, hoje universal, mas sim da queda da taxa de natalidade. Gabriel de Arruda Castro e Murilo Basso mostram que salas com menos alunos são vistas como oportunidade para melhorar a qualidade de ensino.
A inovação é agora
Naiady Piva entrevistou Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi e da Singu, jovem mais inovador do mundo segundo o MIT. Aqui, um aperitivo da conversa.
Não saio do Brasil porque sou um idealista. A minha geração, a geração Y, tem a chance de virar a chave para que a próxima geração, a dos meus filhos, possa criar um futuro novo.
O futuro é já
A Amazon começa hoje, no Brasil, a vender eletrônicos. Jéssica Sant'Ana conta o que esperar da empresa que revolucionou o mercado do varejo nos Estados Unidos e tornou-se uma das maiores do mundo vendendo de tudo - até livros.
O atraso (ainda) é hoje
A Associação Brasileira do Agronegócio apresentou um estudo alarmante: 30% das mulheres que atuam no setor economicamente mais forte do país dizem sofrer preconceito evidente no trabalho. Para 44,2%, o preconceito é "apenas" sutil.
Coma leve, coma bem
Danielle Blaskievicz destaca dez restaurantes do Festival Bom Gourmet com opções de entrada e prato principal vegetarianos. Tem de risoto e quibe de abóbora a ravioli e conchiglione.
Respeitável público
Do Guia Gazeta do Povo, três lugares para fazer curso de circo em Curitiba. (Juro que não pensei em fazer trocadilho com o exercício de determinados cargos eletivos)
O especial do Rei
Se para você dezembro é sinônimo de show de Roberto Carlos, o curitibano poderá ver o Rei bem de pertinho. César Brecailo, do blog Música Urbana, informa que RC deve se apresentar na Ópera de Arame, na primeira quinzena de dezembro.
Gordura queimada
O Paraná perdeu o confronto direto para o Ceará por 1 a 0, ontem, no Castelão. Os dois times trocam de posição na tabela; o Tricolor é quarto, o Vozão é terceiro.
Agora o Paraná enfrenta América-MG (vice-líder), Vila Nova (quinto) e Oeste (sexto colocado). Somente o jogo com os mineiros é fora de casa.
Impacto
Na segunda-feira Raquel Derevecki contou a história da Alferes Póli, a linha do terror do transporte coletivo de Curitiba. Ontem, PM e Guarda Municipal fizeram uma operação no fim da tarde e prenderam 23 fura-catracas. Primeiro e bem-vindo passo em uma linha que ainda tem ameaças constantes a motoristas e tráfico de dorgas.
Não é bem assim
Se você mora em São José dos Pinhais, deve estar paralisado com a informação de que o IPTU na cidade aumentaria 100%. João Frey mostra que essa situação é restrita a 14 imóveis e explica polêmica nova tabela do imposto na cidade vizinha a Curitiba.
Então, respire fundo e boa quarta-feira.