O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que não há "absolutamente nada de secreto na Justiça Eleitoral". A declaração foi dada durante o encerramento da Cerimônia de Assinatura e Lacração dos Sistemas Eleitorais no TSE e está relacionada à criação do Núcleo de Inteligência contra violência nas eleições. Moraes disse que a única coisa secreta e sigilosa é o voto do eleitor e que a Justiça Eleitoral garante que isso ocorrerá. Criado em parceria com o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG), o núcleo tem o objetivo de combater a violência relacionada à política e por isso pretende coletar dados e processar informações que sejam de interesse da segurança pública durante o período eleitoral.
Os brasileiros estão mais “pendurados” do que nunca. A inflação elevada, rodando acima dos 10% ao ano desde outubro, e o aumento na taxa Selic, que começou em março do ano passado, deixam o bolso mais “apertado” e dificultam a renegociação de dívidas. Segundo a Serasa Experian, em julho, 67,6 milhões de pessoas estavam inadimplentes no país, o maior número desde o início da série histórica, em 2016. A inadimplência das pessoas físicas atingiu 3,66% em junho, de acordo com dados do Banco Central (BC). Em dezembro, era 2,95%. Grandes varejistas estão ampliando as projeções de perdas com calotes. Mesmo os bancos, que vêm apresentando bons lucros, também notam o aumento na inadimplência. Segundo os balanços do segundo trimestre, ela subiu em comparação com o início do ano. Pelo menos um em quatro brasileiros vive dificuldade para pagar as contas, aponta pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). E em um cenário em que é difícil sair do vermelho no orçamento doméstico, poucos poupam – 29% do total.
O Ministério do Trabalho e Previdência prorrogou até o dia 12 de setembro o prazo para que os caminhoneiros autônomos façam a Autodeclaração do Termo de Registro do TAC e tenham direito a receber as duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro referentes aos meses de julho e agosto, no valor de R$ 2 mil. Esse valor acumulado será pago juntamente com a terceira parcela, de R$ 1 mil, prevista para o dia 24 de setembro. Segundo o governo, até o dia 29 de agosto, 129.788 transportadores já tinham feito a autodeclaração. Esses motoristas devem receber as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro e a terceira, no dia 24 do mesmo mês, caso atendidos todos os critérios. Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro em situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no dia 22 de julho, mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.
O papa Francisco manifestou sua “solidariedade e proximidade” à ex-presidente e atual vice da Argentina, Cristina Kirchner, após a tentativa de assassinato que ela sofreu na semana passada e fez um apelo para que “prevaleça sempre a harmonia social” no país. Em um telegrama enviado à vice-presidente argentina ele afirmou que reza pelo respeito aos valores democráticos e contra todo tipo de violência e agressão.
A opinião de Alexandre Garcia, que afirma que PIB do segundo trimestre é prova da força do brasileiro.
E o Sempre Família mostra que a melhora cognitiva na terceira idade pode ser fruto de uma espiritualidade bem vivida. Ainda que algumas pessoas continuem acreditando, equivocadamente, que a ciência e a religião não se misturam, estudos recentes comprovam o contrário. Tanto a religiosidade, quanto a espiritualidade, estão vinculadas à melhora da saúde, com progresso no tratamento de algumas patologias e prevenção de outras, inclusive nos idosos. Tanto é que, após a década de 1980, a Organização Mundial de Saúde passou a incluir a espiritualidade no conceito de saúde, que antes era entendida apenas como o bem-estar biopsicossocial.
Podcast