• Carregando...
Lula
Mesmo com Lula na presidência, antipetismo segue em alta.| Foto: André Borges/EFE

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Mesmo com Lula na presidência, o antipetismo segue como uma força política relevante. Os resultados do primeiro turno das eleições municipais evidenciam isso. Enquanto isso, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e os partidos do centrão aproveitam para avançar em importantes frentes eleitorais. Entenda como isso influencia o cenário para 2026.

Hora da virada? Das 15 capitais que terão disputa de segundo turno no próximo domingo (27), existe a possibilidade de virada em 10 delas. Confira quais são.

Doações de professores. Você sabe qual foi o partido que mais recebeu doações de professores universitários em 2022? Fomos buscar a resposta.

Política, Economia e Mundo

Ausência que veio a calhar. A ausência do presidente Lula na Cúpula de Líderes dos Brics, na Rússia, livrou o petista do desgaste político de aparecer ao lado dos ditadores de Rússia, Irã e Venezuela.

Escolas cívico-militares em debate. Uma audiência pública no STF discutiu as escolas cívico-militares. O debate opôs dados apontando o sucesso educacional do modelo e narrativas ideológicas tentando depreciá-lo.

Giro pelo mundo. O presidente do Irã afirmou que os Brics são uma “saída para o totalitarismo dos EUA”. A Suécia vive uma onda de enfrentamento de gangues, com recrutamento de crianças.

Opinião da Gazeta

Ativismo judicial não é mito, é realidade assustadora. “Gostaria de desfazer esse mito”, afirmou Luís Roberto Barroso, sobre a ideia de que existe “um grande nível de ativismo judicial” no Brasil. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A existência de um hiperpoder não é “mito”; ela é até mesmo assumida em frases como a do ex-presidente do STF Dias Toffoli sobre os ministros como “editores de um país inteiro” e sobre a corte como “poder moderador”, ou quando Barroso assume o “poder político” de que o tribunal se revestiu nos últimos anos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Rússia e Brasil. Prisão de Putin no Brasil ficaria em vácuo legal e dependeria de decisão judicial

Perspectivas. Crise energética continua a assombrar e pode ser problema grave em 2025

Eleições 2024. Bolsonaro participa de ato de campanha de Nunes no segundo turno em São Paulo

A favor de Kamala. Campanha de Trump acusa Partido Trabalhista do Reino Unido de interferência eleitoral nos EUA

Colunas e artigos

Brics e seus interesses unilaterais. Está claro que os membros do Brics têm escassos objetivos comuns. Artigo de Marcos Degaut mostra como a China usa o bloco e o Brasil para seus interesses unilaterais.

Flávio Gordon mostra como deu Barroso no “New York Times”.

Marcio Antonio Campos pergunta: os “progressistas” do Sínodo estão jogando a toalha?

Para inspirar e alegrar

Virtudes cívicas e democracia. O Brasil sofre com uma cultura política marcada pela corrupção. Na coluna de estreia do Instituto Sivis, entenda como as virtudes cívicas são a base para uma democracia saudável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]