Ouça este conteúdo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou nesta segunda-feira (13) seus postos de fronteira para que exijam dos viajantes que entram no Brasil o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A adoção do passaporte vacinal foi uma determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de liminar emitida no último sábado (11). A Anvisa informou ainda que aguarda a portaria interministerial com maior detalhamento das regras para entrada de viajantes no país.
Vacinas efetivas. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz apontou que as quatro vacinas administradas no Brasil têm efetividade contra a Covid. Um outro estudo feito no Reino Unido indica uma menor eficácia das vacinas contra a variante ômicron.
Uso de máscaras. Com o surgimento da nova variante, alguns países estão voltando a exigir o uso de máscaras de proteção. Mas, afinal, elas ajudaram a nos proteger durante a pandemia? A resposta na reportagem de Eli Vieira.
Política, Economia e Utilidade pública
PEC dos precatórios. A Câmara dos Deputados deve analisar nesta terça-feira (14) as alterações feitas pelo Senado na PEC dos precatórios. O texto encontra resistência e pelo menos dois pontos podem ser alterados.
Orçamento 2022. Já na sexta-feira (17) deve ser a vez da Lei Orçamentária Anual de 2022 ser votada no Congresso. Alguns pontos prometem render discussão, como Auxílio Brasil, emendas de relator e o Fundo Eleitoral. Veja o que pode estar no orçamento do ano que vem.
Eleições 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um novo modelo de urna eletrônica para 2022, com a promessa de renovar quase metade dos equipamentos. No campo das articulações, veja quem são os ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro que podem apoiar Sergio Moro.
Giro pelo mundo. O bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX e CEO da Tesla, foi escolhido como personalidade do ano de 2021 pela revista americana Time. Uma agência de notícias afirma que os Estados Unidos teriam censurado uma ministra de Taiwan durante a cúpula da democracia.
Nossa visão
Modernização da política cambial. A política cambial de um país é executada sob um conjunto de leis, normas e procedimentos operacionais relativos à compra, venda, doações, empréstimos, transferências e outras formas de entradas e saídas de moedas estrangeiras. A necessidade de uma política cambial resulta de um aspecto da vida econômica relativamente simples de compreender, porém complexo em sua execução. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:
Ampliar a liberdade e desburocratizar as operações é sempre notícia boa e favorável à economia brasileira, valendo mencionar que, neste ano de 2021, analistas internacionais e outros nacionais fizeram alerta sobre o fato de que o Brasil é uma economia bastante fechada e com muitas limitações às operações com moedas estrangeiras por agentes nacionais, e que é imperativo aumentar a abertura internacional.
O que mais você precisa saber hoje
Ensino personalizado. Para fugir da ideologia, pais fomentam colégios de excelência acadêmica e virtudes
Audiência pública. Câmara discute porte de armas para mulheres com medida protetiva
Estados Unidos. Atleta trans quebra recordes na natação feminina e deixa colegas de equipe frustradas
Colunas e artigos
Retrospectiva Hora do Strike. Chegou ao fim a segunda temporada do programa Hora do Strike. Na última edição, Cristina Graeml comanda uma retrospectiva dos 24 episódios exibidos neste ano, que analisaram os principais fatos políticos do país. Confira!
J.R. Guzzo mostra como o STF tem feito de tudo para não manter ladrão rico na cadeia.
Paulo Polzonoff fala das diferenças entre os dezembros de antigamente e dos dias atuais.
Para inspirar
“Dieta da natureza”. Com cerca de 80% das crianças e adolescentes brasileiros vivendo em ambientes urbanos, o contato com a natureza se tornou cada vez mais escasso. Por isso, o Sempre Família traz dicas de como fazer uma “dieta da natureza”, realizando atividades ao ar livre. Tenha um bom dia e uma ótima semana!