Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Ex-comandante da FAB rebate Ciro Nogueira

Após queda de popularidade, Lula cobra ministros. Outra CPI mira o padre Lancellotti. O que pressiona a inflação

Lula - reunião ministerial - governo - Brasil - ministros
Em primeira reunião ministerial de 2024, Lula quer que ministros entreguem o que já foi lançado (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Diante da queda de popularidade, Lula cobrou dos ministros mais empenho em divulgar programas já realizados pelo governo junto ao eleitorado. O puxão de orelha ocorreu na primeira reunião ministerial do ano. No mesmo encontro, o presidente chamou Jair Bolsonaro de "covardão".

Alta de preços. As expectativas do mercado para a inflação em 2024 têm diminuído. Mesmo assim, há pelo menos dois fatores que pressionam os preços e podem mudar esse quadro. Saiba quais.

Após CPI das ONGs. Em São Paulo, o vereador Rubinho Nunes protocolou um novo pedido de CPI para investigar o padre Júlio Lancellotti. Dessa vez, a intenção é apurar denúncias de abuso sexual contra pessoas em situação de rua. Veja quem já assinou o requerimento.

Política, Economia e Mundo

Nas redes sociais. O brigadeiro Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, rebateu críticas feitas pelo senador Ciro Nogueira a respeito da sua atuação na suposta tentativa de golpe em 2022. Segundo Baptista, Nogueira "agrediu a instituição militar". Leia os detalhes.

Regras para apps. O projeto do governo para regulamentar os aplicativos de transporte pode diminuir os ganhos dos motoristas, segundo especialistas. O texto define os trabalhadores como autônomos, mas especifica regras que se assemelham às da CLT. Saiba mais.

Giro pelo mundo. A população de Cuba foi às ruas em protesto contra a crise generalizada que atinge o país. Em conversa com Joe Biden, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, reafirmou que não vai encerrar a guerra em Gaza enquanto não "eliminar o Hamas".

Opinião da Gazeta

O abuso do conceito de "fake news". A maneira como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reagiu quando os problemas da proposta do novo Código Civil foram trazidos à luz é um exemplo perfeito da banalização e da distorção do termo “fake news”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Análises, opiniões, interpretações, conjecturas, nada disso poderia ser chamado de fake news – e isso independe de tais opiniões serem sensatas ou não, estarem corretas ou não, até mesmo de serem lícitas ou não do ponto de vista legal.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Punição "pré-crime"? No filme "Minority Report", de 2002, um governo autoritário prende pessoas com base em previsões de que elas cometerão crimes. Artigo de John Fund explica como o Canadá pode transformar essa história em realidade.

Para inspirar e alegrar

A cozinha dos sonhos. Projetos arquitetônicos têm transformado cozinhas em ambientes funcionais e, ao mesmo tempo, propícios para a criação de memórias. Veja alguns exemplos.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.