O procurador-geral da República, Augusto Aras, arquivou notícia-crime contra Alexandre de Moraes.| Foto: Rosinei Coutinho/STF
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, arquivou nesta quinta-feira (26) a notícia-crime apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, o ministro Dias Toffoli já havia arquivado o pedido apresentado junto ao STF, mas a defesa de Bolsonaro recorreu para tentar levar a decisão ao plenário da Corte. Veja o que disse Aras para justificar o arquivamento.

Indulto a Daniel Silveira. Em outro processo, Aras se manifestou ao STF sobre o indulto concedido por Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). Em seu parecer, ele diz que o perdão é constitucional, mas não tira a inelegibilidade do parlamentar.

Publicidade

Inquérito das fake news. Os advogados dos investigados no inquérito das fake news do STF poderão completar no próximo sábado dois anos sem vistas e sem acesso à integra dos autos dos processos. Entenda a situação.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. Desde o início do ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu várias ações que apontam propaganda eleitoral antecipada na disputa presidencial. Saiba quantas são e o que dizem. Confira ainda seis pontos para entender o que o ex-presidente Lula (PT) quer para a economia.

Privatização da Petrobras. O governo federal ainda não indicou a lista de candidatos ao conselho da Petrobras, o que deve atrasar a troca na presidência da estatal. Entenda por que a proposta de privatizar a companhia não tem chance de acontecer ainda no atual mandato.

Giro pelo mundo. A crise econômica e a polêmica por uma festa na pandemia derrubaram a popularidade do presidente da Argentina, Alberto Fernández. ONGs denunciam que médicos cubanos que estão no exterior vivem condições de escravidão.

Opinião da Gazeta

Operações policiais e reações apressadas. Como de hábito, a pressa marca as reações a mais uma operação policial em favelas cariocas que termina com dezenas de mortes. De um lado, estão aqueles – inclusive na imprensa – que recorrem a termos como “chacina” e “massacre”. De outro estão os que, de antemão, dão como certo que todos os mortos eram bandidos perigosos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

Mesmo na confirmação de eventuais abusos cometidos pela polícia na Vila Cruzeiro, o Estado não pode, jamais, abrir mão de tentar retomar o controle sobre as áreas dominadas pelo tráfico e pelas milícias. Não há como aceitar que continue havendo regiões inteiras de uma das maiores metrópoles brasileiras nas quais o império da lei não se aplique.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Pesquisa eleitoral. Datafolha divulga nova pesquisa de intenção de votos para presidente; confira

Setor elétrico. Energia solar domina leilão para os próximos anos, com 68% da potência ofertada

Estados Unidos. Guia orienta professores a incentivar transição de alunos, mesmo sem consentimento dos pais

Publicidade

Artigo. Consenso na Itália: A família é um recurso perante as crises, não um problema

Colunas e artigos

Estado, o mercado e as famílias. Pesquisas mostram que famílias participativas têm o poder de melhorar índices de educação, saúde e segurança. Mas será que a “mão invisível do mercado” dá conta de resolver os problemas delas? Esse é o tema da nova edição do podcast Ideias.

Luís Ernesto Lacombe diz o que é necessário para que não sejamos todos condenados ao caos.

Paulo Polzonoff Jr. explica por que chamar bandidos de animais é tirar deles a responsabilidade.

Para inspirar

Salão de festas vira apartamento. Você já olhou para um salão de festas e pensou que o ambiente poderia ser transformado em um lugar para se viver? Essa é a proposta de um projeto realizado em um espaço que passou mais de 20 anos praticamente abandonado. Confira a transformação. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]