Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: CPI da Mynd

Arrecadação x corte de gastos. Fala de Genoino configura incitação ao crime, diz jurista. Governo anuncia “neoindustrialização”

Haddad e Lula: em 2024, foco do governo é o mesmo de 2023. Prioridade é arrecadar mais e não há anúncio de medidas para conter gastos. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Apesar do cenário fiscal desafiador, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não parece disposto a rever sua política de buscar o equilíbrio das contas públicas exclusivamente por meio do aumento da arrecadação. Corte de despesas, revisão de gastos e reforma administrativa são tabus dentro do governo petista. Para especialistas, temos um problema. Confira os detalhes.

Repercussão negativa. A declaração do ex-presidente do PT José Genoino sugerindo boicote a empresas comandadas por judeus ou vinculadas ao estado de Israel pegou mal nos meios político e jurídico. A fala configura crime de preconceito e incitação ao crime, segundo o jurista Giuliano Miotto.

Estado indutor. O governo anunciou sua proposta de "reindustrialização" do país para os próximos dez anos, prevendo investimentos iniciais de R$ 300 bilhões para financiamentos destinados à nova política industrial até 2026. Entenda o projeto de "neoindustrialização".

Política, Economia e Mundo

Investigação. Parlamentares de oposição na Câmara dos Deputados intensificaram a coleta de assinaturas para a criação de uma CPI destinada a investigar a relação do governo Lula com a empresa Mynd.

Pressão paraguaia. As negociações entre Brasil e Paraguai não avançaram sobre os valores da tarifa de energia paga pelo Brasil e o caixa da Usina de Itaipu segue travado.

Opinião da Gazeta

Promessas não cumpridas. A notícia de que, em 2024, brasileiros que recebem dois salários mínimos terão de pagar Imposto de Renda Pessoa Física despertou justa indignação. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O brasileiro fica com o pior dos dois mundos: uma tributação bastante pesada sobre produção e consumo, que não é compensada por uma taxação mais leve sobre renda e patrimônio; pelo contrário, sem as devidas correções o garrote está cada vez mais apertado.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Para inspirar e alegrar

“Onde está aquele idiota?” O roteirista Chuck Lorre e o ator Charlie Sheen estão juntos novamente na nova série Bookie, da HBO Max, após a parceria brilhante em Two and a Half Men. Saiba tudo sobre este reencontro.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.