Bom dia!
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça (13) a MP da Liberdade Econômica. O texto, porém, sofreu uma série de alterações desde que saiu da escrivaninha de Jair Bolsonaro (PSL). De Brasília, Jéssica Sant’Ana conta o que mudou e como foi a votação.
- Giulia Fontes traça um perfil de Marcos Cintra, a mente por trás da reforma tributária de Bolsonaro e um defensor de longa data do imposto único.
- A duplicidade de projetos em tramitação não é exclusiva da reforma tributária. Fernanda Trisotto explica as diferenças entre as duas versões do marco legal do saneamento.
- O Congresso deve promulgar, em breve, uma emenda à Constituição que modifica o rito de tramitação de medidas provisórias. Olavo Soares lista o que muda.
Opinião da Gazeta
No editorial desta quarta (14), a Gazeta do Povo comenta os processos a que Deltan Dallagnol responde no Conselho Nacional do Ministério Público:
O inciso LVI do artigo 5.º da Constituição Federal não poderia ser mais claro: “são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos”. Ninguém pode ser processado, muito menos condenado, com base unicamente em evidências de origem ilegal. Os chamados “operadores do direito” – advogados, magistrados, membros do Ministério Público – deveriam estar entre os primeiros a ter isso muito claro em mente, mas, a julgar por alguns movimentos recentes, essa regra tão cristalina está sendo ignorada.
Imagem do dia
Lá fora
Mauricio Macri tem uma tarefa árdua nessas menos de dez semanas até o dia da eleição presidencial na Argentina: melhorar a economia do país, que sofreu um baque com o resultado das primárias de domingo, e reconquistar votos da classe média para tentar chegar ao segundo turno. Ele deve anunciar um pacote de medidas econômicas em breve.
- O jornal paraguaio ABC Color publicou documentos que detalham as negociações entre o governo do Paraguai e a empresa brasileira Léros Energia, supostamente ligada a membros do PSL.
- Roma está testando um sistema para incentivar a reciclagem de garrafas plásticas: trocá-las por créditos para adquirir passagens de metrô. Daliane Nogueira conta como funciona.
Aprofunde-se
O colunista Filipe Figueiredo publicou uma série de textos que explicam quem é quem na guerra fria do Oriente Médio. É um guia e tanto para entender melhor a situação da região. Confira:
Parte 1: Os sauditas
Parte 2: O Irã
Parte 3: Os interessados de fora da região
Parte 4: Os interessados da região
Parte 5: Os focos de tensão e disputa
Parte 6: Disputa e conclusão
As dicas que só a Gazeta traz
A farinha de trigo orgânica do Sudoeste paranaense está virando a queridinha de chefs renomados como Paola Carosella. Flávia Schiochet explica por quê.
- Amanda Milléo alerta: o surto de sarampo que algumas cidades brasileiras enfrentam pode indicar o reaparecimento de outra doença, a rubéola.
Para começar o dia inspirado
Alunos de ensino médio de um colégio de Curitiba criaram uma bolsa impermeável feita de cera de abelha e tecido reutilizável. Além do potencial sustentável da invenção, parte do lucro com as vendas é destinada a uma casa-lar que acolhe crianças de até dois anos. Quem conta essa história é Mellanie Anversa.
Uma ótima quarta-feira para você!
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana