Bom dia!
Os políticos brasileiros serão submetidos a uma nova regra de foro privilegiado, menos abrangente que a atual. O STF já formou maioria para decidir que somente denúncias de crime cometidos no exercício do mandato, relacionados ao cargo ocupado, subirão diretamente para tribunais superiores. O julgamento foi interrompido pelo pedido de vistas do ministro Dias Toffoli. Antes dele, foram sete votos pela alteração na prerrogativa - como uma leve divergência de Alexandre de Moraes.
Apesar da visão coesa dentro do Supremo, no meio jurídico a alteração é vista com ressalvas, apurou Bárbara Lobato. Há desde o temor de o movimento ser ditado pelas circunstâncias até o entendimento de que deveria ser a Câmara, não o STF a definir as novas regras do foro.
A pauta do fim do ano
Salvo o sempre possível surgimento de novo escândalo, a reforma da Previdência dominará a pauta política neste fim de 2017. O secretário da Previdência do ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, considera a reforma proposta suficiente para atenuar a crescente curva do déficit público e possível de ser aprovada. Também assegurou o texto preserva os benefícios dos mais pobres. Basta o Congresso não alterá-lo.
Manter o benefício dos mais pobres, contudo, não significa que eles deixarão de sustentar a aposentadoria dos mais ricos. Ricardo Amorim se ampara em novo estudo do Banco Mundial para mostrar como a regra no Brasil é as políticas para os mais pobres beneficiarem os mais ricos.
Fernando Jasper apontou sua lupa para o texto da reforma e explica o que muda para aposentados pelo INSS, professores, servidores públicos, policiais e pensionistas. Também mostra o que não vai mudar para agricultores familiares e no benefício de prestação continuada (BPP).
No editorial da Gazeta do Povo, explicamos por que o Brasil ganha ao dar uma segunda chance para a reforma da Previdência.
Se o Brasil estabilizar o aumento do déficit previdenciário, estará consolidando o caminho do equilíbrio orçamentário; esse cenário, combinado com melhorias de educação e ganhos de produtividade, trará uma evolução considerável na qualidade de vida no Brasil. O fracasso nessa tarefa será o atalho para uma economia incapaz de sustentar o desenvolvimento do país.
Tudo, claro, depende do Congresso. A perspectiva não é das melhores. Evandro Éboli explica que os 170 deputados presentes ao jantar de apresentação da reforma não demonstraram muita confiança na aprovação e estavam mais interessados em saber se Carlos Marun (PMDB-MS) assumiria a Secretaria de Governo.
Sinal nítido de que parte do parlamento talvez espere o mesmo balcão de negócios das votações que arquivaram as denúncias contra Temer. Com seu característico humor inteligente, Fernando Martins mostra que o espírito de Black Friday domina as relações entre Planalto e Congresso em 2017. É rir pra não chorar.
Black Friday sem Fraude
Por falar em Black Friday, a Gazeta do Povo tem uma cobertura especial do dia de descontos. Rodrigo Ghedin, Jéssica Sant'Ana e Flávia Silveira pilotam um tempo real com as melhores, dicas, ofertas e promoções da sexta-feira.
Se você vai sair dos marketplaces para lojas físicas em busca de descontos, leia o que a Cecília Tümler tem a lhe dizer: atenção ao estado das peças, olha na garantia e paciência com fila são dicas de ouro para não se arrepender.
Brazilian hero
Rodrigo Constantino compara como Estados Unidos e Brasil estão tratando Rafael Souza, o policial brasileiro que matou um assaltante enquanto segurava o filho no colo. A imprensa americana noticiou o caso dando ares de herói a Souza; por aqui, ele responderá a um inquérito da Polícia Civil por homicídio.
Drama argentino
É cada vez mais remota a chance de ser encontrada com vida a tripulação do submarino ARA San Juan, desaparecido desde o dia 15. A Marinha argentina informou que houve um ruído consistente com explosão logo depois do último contato da embarcação.
Não clareza de qual exercício era feito pelo submarino. O governo argentino definiu a missão como segredo de estado, por lidar com informação muito sensível e que não pode ser divulgada.
O desaparecimento do ARA San Juan se assemelha a de outros cinco envolvendo submarinos. O mais recente é o do Kursk, em 2000, que terminou com a morte de 115 dos 118 tripulantes.
Melhorou, mas pode piorar
A renúncia de Robert Mugabe interrompeu uma ditadura de 37 anos no Zimbábue, vitória inegável da democracia. O currículo do sucessor, Emmerson Mnangagwa, contudo, exige que o mundo continue atento ao que ocorre na ex-colônia britânica. Crocodilo, como é conhecido, era o responsável por algumas das mais cruéis atrocidades da ditadura de Mugabe.
A situação no Zimbábue leva a uma dúvida pertinente: por que em tantos casos os piores humanos conseguem chegar ao poder?
Não raro, a escalada é apoiada por intelectuais. Aconteceu no comunismo e no nazismo, como explica Mark Lilla, em A Mente Imprudente, aqui resenhado por Flávio Gordon.
Estrada para 2018
Construir e reformar rodovias são a menina dos olhos dos políticos paranaenses para 2018, ano eleitoral. Beto Richa negocia ações da Sanepar para por dinheiro em obras viárias. Agora, Catarina Scortecci mostra que a bancada do estado apresentou oito emendas orçamentárias para obras em estradas, totalizando R$ 1,2 bilhão.
Ação e reação
O governo do Paraná vai aposentar o ponto manual a partir de dezembro. Os servidores terão de registrar eletronicamente sua jornada, como forma de coibir fraudes.
Em Curitiba, Rafael Greca enfim cedeu à pressão e vai implementar nova política para moradores de rua. A FAS tem até o mês que vem para elaborar um plano que tire as pessoas da rua e as coloque em "repúblicas", informa Felippe Aníbal.
Se você quer conhecer o quadro exato, pontuado por violência e ações higienistas, precisa ler esta reportagem de Eriksson Denk sobre os moradores de rua de Curitiba.
Tem pra todo gosto
Se você e seu bolso sobreviverem à Black Friday, tem atrações para todos os gostos até domingo.
Feiras e lojas de produtos autorais terão suas edições natalinas neste fim de semana.
O Salão de Curitiba tem carros variados, da superesportiva Ferrari 458 ao elétrico Bolt.
A Ópera de Arame recebe o III Congresso da Felicidade, com atrações como Sri Prem Baba, Augusto Cury e Márcio Atalla.
Se você for torcedor do Paraná, felicidade será dar um adeus à Série B no jogo contra o Boa Esporte, amanhã, no Couto Pereira.
Para os coxas, felicidade será sair do mesmo Couto Pereira, domingo à noite, após o jogo contra o São Paulo, com a mais um ano garantido no Brasileirão.
Se a sua felicidade passa por um prato bem servido, o Festival da Pizza Bom Gourmet está no seu último fim de semana. E a unidade curitibana do restaurante de Jamie Oliver já tem data de inauguração.
Então, sejam felizes e tenham um ótimo fim de semana!