| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)

Quem estiver se perguntando por que o Facebook resolveu agir para preservar a “integridade das eleições”, uma expressão que caiu no gosto dos comunicados da empresa, pode começar a entender o jogo aqui: ontem (26), o Facebook perdeu US$ 119 bilhões em valor, a maior queda na história da Nasdaq. O derretimento é mais um capítulo do inferno astral da empresa, que vem se arrastando desde a eleição do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No Brasil, como parte dos esforços para reverter essa tendência e reagir às críticas, o Facebook derrubou de uma vez 196 páginas e 87 perfis formavam uma “rede coordenada” com o propósito de  “gerar divisão e espalhar desinformação”. A derrama atingiu em cheio o Movimento Brasil Livre (MBL), que protestou em frente à sede da empresa, em São Paulo, e promete revidar na Justiça. Como o Ministério Público Federal deu um prazo que se encerra hoje (27) à tarde, cabe a questão: quais deveriam ser as fronteiras entre liberdade da iniciativa privada e a intervenção do Estado nesses casos?

Publicidade

A Gazeta do Povo se pergunta, em Editorial, se essa medida do Facebook visa à segurança da informação ou seria, antes, um verdadeiro expurgo ideológico:

No caso específico brasileiro, uma preocupação adicional está no fato de o próprio Facebook ter afirmado que a exclusão não era motivada pela divulgação de notícias falsas – o que permite questionar no que consistiria o “espalhar desinformação” alegado pela empresa em seu comunicado. Mais inconsistente ainda é a acusação de “gerar divisão” como motivo para o cancelamento de contas e perfis.

Oficial

O Centrão – bloco formado por PP, PR, DEM, SD e PRB – vai mesmo apoiar Geraldo Alckmin (PSDB), mas Josué Gomes (PR) não será o vice. O mais cotado agora é o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), mas no flerte estão também o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o ex-ministro Aldo Rebelo (SD), que pertenceu ao PCdoB por 30. Alckmin mesmo não parece estar com muita pressa, pois hoje se reuniu com Roberto Jefferson, do PTB. Será que Cristiane Brasil vem aí? 

Vai, Brasil

Se eu te contasse que há um descendente do Imperador Dom Pedro II – que diz ser liberal liberal, está escrevendo uma nova Constituição para o Brasil e quer a volta do Poder Moderador – cotado para ser vice de Jair Bolsonaro (PSL), você acreditaria? Pois Filipe Albuquerque explica quem é Luiz Philippe de Orleans e Bragança.

Esquentando?

A 10.ª fase da Operação Zelotes, que apura irregularidades da ordem de R$ 900 milhões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), cumpriu mandados de busca e apreensão contra oito pessoas, uma das quais o economista Roberto Giannetti da Fonseca, ligado ao PSDB e a Alckmin.

Publicidade

Contabilidade criativa

E o PDT, partido de Ciro Gomes, tem pagado com recursos públicos, provenientes do Fundo Partidário, as defesas de seus dirigentes em processos criminais da Lava Jato

Futuro

Falando em Lava Jato, o juiz Sergio Moro defendeu a necessidade de “lideranças honestas” e disse que o país precisa de “políticas mais gerais para diminuir os incentivos e oportunidades à corrupção”. Para Moro, o resultado das eleições pode colocar em risco a Lava Jato.

Só acredito vendo

Tempo de televisão aqui, ali, acolá. Você tem ideia das diferenças no tempo disponível para cada partido? E entre as coligações já anunciadas? Kelli Kadanus te mostra com ajuda da infografia.

Privilégios

Lúcio Vaz não dá trégua, e a democracia agradece. Desta vez, descubra quem são as filhas solteiras do STF recebem pensão equivalente ao salário de um ministro do tribunal.

Medo

Termina no próximo domingo (29) o prazo para os servidores públicos federais migrarem sua aposentadoria para a Funpresp. Mas Flávia Pierry pergunta: por que tantos servidores resistem em aderir ao fundo complementar?

Publicidade

Yes, she can

De acordo com dados do Censo Agropecuário 2017 que vem aí, aumentou em 50% o número de fazendas comandadas por mulheres no Brasil, nos últimos dez anos.

Estilo de vida

Seu aquecedor solar te deixa na mão nos dias nublados? Seus problemas acabaram. Confira a seleção dos nossos editores:

Onde compra?  Luan Galani (Haus) escreve: “Cientistas canadenses desenvolveram um novo tipo de célula solar que gera energia até em dias nublados. A invenção que utiliza bactérias é mais potente que outros modelos convencionais e abre novas possibilidades de desenvolvimento para cidades em regiões encobertas, como Curitiba, a Columbia Britânica e o norte da Europa”.  

Cuidado, gente. Isadora Rupp (Viver Bem) escreve: “Mutirão de procedimentos estéticos , promessa de recuperação rápida e condição convidativa de pagamento são algumas das artimanhas usadas no mercado virtual da beleza, que ainda promete rostos, seios e bumbum perfeitos sem esforço. As clientes e suas promoters são muitas, apesar dos riscos envolvidos. E o interesse continua crescente mesmo após a prisão, na semana passada, do médico Denis Cesar Barros Furtado, o “Dr. Bumbum”, famoso por suas injeções da substância PMMA para aumentar os glúteos”. 

Volta ao mundo em 1 minuto

Os pessimistas adoram a Venezuela. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Publicidade

Vai piorar. Nada está tão ruim que não possa piorar, dizem os pessimistas. E a frase se encaixa como uma luva para a Venezuela. Depois de o FMI projetar uma inflação de 1.000.000% para 2018, a Bloomberg aponta que, nos últimos três meses, o cafezinho aumentou a um ritmo anualizado de 1.227.638%. Por lá, com o salário mínimo não dá para tomar três xícaras

Violência. As gangues aterrorizam El Salvador, um dos países mais violentos do mundo. E a principal delas é a temível MS-13, que atua com requintes de crueldade. Ela ajuda a empurrar os salvadorenhos em direção aos Estados Unidos e tornou-se uma das obsessões de Trump

Posicionamento. Por falar em América Central, o presidente do Brasil, Michel Temer, disse que a morte da morte da estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima, em decorrência da violência na Nicarágua, é inadmissível

Migração. Dados da Justiça americana mostram que apenas 2% dos brasileiros que pedem asilo nos Estados Unidos têm o pedido concedido. E ainda há 10 crianças brasileiras separadas dos pais em abrigos americanos”.  

E quem nunca ficou com vontade? Andrea Torrente (Bom Gourmet) escreve:

Publicidade

Inovação. Esqueça a cera das velas pingando no seu bolo de aniversário! Uma empresa dos EUA criou velas comestíveis de chocolate para você assoprar e comer. Estamos na torcida para que cheguem logo ao Brasil!” 

Paraná 

Complicou (de novo) para Richa. E gente direita, por enquanto, não. Euclides Lucas Garcia (Política Paraná) escreve:

Complicou. Novos trechos do depoimento dado por Maurício Fanini ao MP do Paraná, em maio, complicam Beto Richa (PSDB) e três aliados dele. Segundo o ex-diretor da Secretaria de Educação, o tucano teria comprado o apoio de três deputados federais em 2014 com caixa 2: Felipe Francischini, Alex Canziani e Ricardo Barros. 

Polêmica. Um juiz do TRE-PR obrigou o PSL a retirar outdoor das ruas de Curitiba por ‘ferir a igualdade de disputa entre os candidatos’. A placa levava foto de Jair Bolsonaro e de Francischini (pai e filho) com os dizeres ‘A nação precisa de gente direita’.

Baby you're not that kind. Com a aliança entre PP e PSDB no Paraná prestes a naufragar, Beto Richa fez elogios à governadora Cida Borghetti (PP), a quem chamou de ‘de fino trato’, ‘cordial’, ‘harmoniosa’. Já sobre o marido dela, Ricardo Barros (PP), afirmou que ele cria ambiente de ‘insatisfação’ e ‘insegurança’. 

Publicidade

Curitiba

Em Curitiba, um perigo, um “milagre” e as boas do final de semana. Confira a seleção dos nossos editores:

Insegurança. Durval Ramos (Curitiba) escreve:  “Os motoristas de apps de Curitiba estão preocupados com a exigência da prefeitura de que os carros precisam estar identificados. Segundo eles, os adesivos atraem a atenção de assaltantes e os transformam em alvos fáceis da violência. Por causa disso, um motorista diz ter sido assaltado dez vezes em sete meses”. 

Vai vendo... Durval Ramos (Curitiba) escreve: “Um ‘milagre’ chamou a atenção de guardas municipais da Região Metropolitana de Curitiba. Um rapaz que se dizia surdo-mudo para pedir dinheiro em semáforos foi abordado e, no susto, começou a falar. Ele explicou que não possuía nenhuma deficiência e acabou sendo preso”.

Sextou! Gilson Garrett Jr. (Guia) escreve: “Graças a Deus é sexta-feira e se você está em dúvida de onde ir, não se preocupe! A gente montou um roteiro com os melhores eventos e lugares para você se divertir!

Um ótimo final de semana a todos!

Publicidade