Bom dia!
Em um evento sobre o problema das fake news, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes defendeu que seria preciso analisar se os dois crimes – corrupção passiva e lavagem de dinheiro – pelos quais o ex-presidente Lula (PT) foi condenado no caso do tríplex do Guarujá seriam efetivamente dois crimes ou um só.
Analisando a postura do ministro do STF e as várias armadilhas que a sua tese representaria para a condenação e prisão de Lula, o Editorial da Gazeta do Povo afirmou:
Difícil compreender aonde Gilmar Mendes pretende chegar lançando esse tipo de tese. Dado o seu vasto conhecimento jurídico, o ministro deveria muito bem saber que sua teoria é infundada. É preciso lembrar que, se hoje há pressão para que se reveja mais uma vez o início do cumprimento da pena após prisão em segunda instância, é apenas porque ele mudou sua opinião – contrariando, aliás, o que escreveu em livros de Direito Constitucional a respeito do tema.
Em oposição à disposição do ministro para reverter a situação de Lula, o Supremo Tribunal Federal, embora discuta calorosamente questões cruciais para a Lava Jato, tem evitado julgar qualquer uma delas.
O político ex-ministro
O que passa pela cabeça de Joaquim Barbosa, provável candidato à Presidência da República pelo PSB, quando o tema é a economia brasileira ainda é um mistério para os eleitores. Para tentar desenhar as linhas de pensamento do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, só analisando como ele votou em questões econômicas quando era ministro da mais alta corte do país.
PF no Parlamento
Conheça os delegados da Polícia Federal que, aproveitando a visibilidade que alcançaram por participarem em operações de combate à corrupção, querem concorrer nas próximas eleições.
O que você vê?
O senador Lindbergh Farias (PT) divulgou uma foto das nuvens na região do prédio da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula (PT) está preso, sugerindo que elas retratavam a face estilizada do líder petista. A internet não perdoou e já surgiram versões das nuvens de Lindbergh.
De olho!
O governo federal lançou uma nova ferramenta sobre a execução de obras públicas, o Painel de Obras. O cidadão pode agora visualizar as obras federais em curso nos estados e municípios.
Além da Lava Jato
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal retirou do juiz federal Sérgio Moro trechos da delação da Odebrecht que narram fatos relativos a investigações em torno do ex-presidente Lula (PT). Quais são os efeitos práticos dessa decisão?
Comemorar?
As projeções para 2018 indicam que a venda de imóveis deve crescer em torno de 15% em 2018, já os preços...
Ainda no bolso... Confira as 10 situações que levam à perda do direito ao seguro do carro.
Ultra velocidade
Jéssica Sant’Ana explicou os planos de expansão das operadoras para o serviço de banda larga de ultra velocidade.
Com novo formato
Uma nova variedade de mandioquinha-salsa deve ser plantada pelo Brasil neste ano. Entenda essa história.
Civil law
Você sabia que não pode deixar toda a sua herança para quem quiser?
Direito de Resposta
Considerando que o direito de resposta não pode envolver contra ofensas, o Tribunal de Justiça de São Paulo negou dois pedidos de resposta do filósofo e escritor Olavo de Carvalho em face de artigos do jornalista Reinaldo Azevedo. Leia alguns trechos da resposta de Olavo.
Nos dois processos, considerou-se que, de fato, o jornalista Reinaldo Azevedo havia se excedido em sua liberdade de expressão. Mas, por outro lado, os juízes entenderam que o texto redigido por Olavo de Carvalho geraria um novo direito de resposta.
Permissão para sofrer
Uma série de suicídios em escolas particulares de São Paulo está preocupando os pais e as instituições de ensino da cidade. Uma psicóloga especialista em processo de luto por suicídio afirmou que:
os pais precisam estar muito atentos a uma eventual dificuldade de crianças e adolescentes de lidar com as frustrações.
No Brasil
Os brasileiros têm uma percepção negativa sobre o seu país e a equipe de Ideias da Gazeta do Povo tentou entender os motivos para isso:
N[a pesquisa “Perigos da Percepção”, do Instituto Ipsos,] mais recente, de 2017, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking “Índice de Percepção Equivocada” que compara opiniões da população com dados da realidade em 38 países - atrás apenas da África do Sul.
Na Finlândia
O governo cancelou um projeto semelhante ao nosso Bolsa Família. Embora não tenham sido divulgadas maiores explicações, é possível indicar algumas das possíveis razões para a medida.
No Canadá
Após atropelar pedestres em Toronto, Alex Minassian, que foi acusado de 10 homicídios dolosos e 13 tentativas de homicídio, deve seguir preso até o seu julgamento. Até o momento, o governo canadense evitou falar em terrorismo.
Nos Estados Unidos
O Presidente Donald Trump afirmou que, diferentemente do que prevê um acordo de 2015, o Irã não deveria ter permissão para desenvolver armas nucleares.
Na Venezuela
Foi registrado um número alarmante de casos de malária no país e esse surto pode ultrapassar a fronteira com o Brasil.
No Paraná
De Roraima. O plano de interiorização dos refugiados venezuelanos inclui o Paraná entre os destinos dos imigrantes. Apesar do governo federal ainda não ter notificado o Iguaçu, as autoridades estaduais já têm planos para receber os refugiados.
‘Colega ao lado’? Por meio do seu Plano de Demissão Incentivada (PDI), a COPEL vai demitir 600 funcionários. As vagas que eles ocupavam devem desaparecer e alguns sindicatos questionaram a decisão.
Raio X. Descubra como os pré-candidatos ao governo do estado estão usando as redes sociais para se promover. A equipe de Paraná da Gazeta do Povo monitorou as páginas por um período de cinco meses para identificar a evolução e o desempenho da presença virtual dos políticos.
E não perca o cronograma das entrevistas com os pré-candidatos ao Senado pelo Paraná.
Em Curitiba
Quem não chora... Proibidas de deixar seus filhos nas creches da rede municipal devido à idade, os pais de quatro crianças com síndrome de Down protestaram em frente à prefeitura e conseguiram uma resposta da Procuradoria-Geral do Município.
Quem não chora (x2). A prefeitura voltou atrás e liberou a prática de ioga no Jardim Botânico.
É para chorar mesmo. Os crimes cometidos pela ‘gangue do pedal’ aumentaram sensivelmente na cidade com destaque para a região central.
Um bom dia!