Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Governo dificulta contagem de mortes de Yanomamis

Aumenta pressão por CPI do Abuso de Autoridade. Lula oferece ajuda ao Equador. Dino e Lewandowski iniciam transição.

oposição
Oposição cobra instalação da CPI do Abuso de Autoridade. (Foto: Ana Carolina Curvello/ Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Depois de mais uma operação deflagrada pela Polícia Federal contra um deputado, parlamentares voltam a cobrar a instalação da CPI do Abuso de Autoridade, para investigar excessos praticados pelo STF e TSE. Desta vez o alvo foi o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL). Até integrantes da base aliada ao governo Lula, insatisfeitos com repetidas intromissões do Judiciário no Legislativo, se apressaram na coleta de assinaturas. Confira os detalhes.

Ajuda ao Equador. O presidente Lula (PT) conversou com o presidente do Equador, Daniel Noboa, por telefone, nesta terça-feira (23). Segundo o Planalto, ele ofereceu ajuda ao Equador por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança. O petista também disse que a luta contra o crime organizado tem sido um desafio para o Brasil.

Nova metodologia. O governo federal alterou recentemente a forma de divulgação das mortes registradas na Terra Indígena Yanomami, localizada entre Roraima e Amazonas. O último informe, publicado em 21 de dezembro pelo Ministério da Saúde, não apresentou dados sobre os óbitos por desnutrição, como era feito anteriormente.

Política, Economia e Mundo

Sucessão ministerial. O atual ministro da Justiça, Flávio Dino, e o futuro chefe da pasta, Ricardo Lewandowski, deram início à transição de gestão no começo da tarde desta terça (23), um dia depois da nomeação do ministro aposentado do STF ser oficialmente publicada no Diário Oficial da União.

Queda de arrecadação. A Secretaria da Receita Federal informou nesta terça-feira (23) que a arrecadação com impostos, contribuições e outras receitas registrou uma queda real de 0,12% no ano passado, na comparação com o ano de 2022. O valor acumulado foi de R$ 2, 358 trilhões.

Giro pelo mundo. Nos EUA, a ala socialista do Partido Democrata enfrenta uma crise financeira após apoiar o Hamas. No Equador, militares dizem estar perto de localizar chefe do tráfico que fugiu da prisão.

Opinião da Gazeta

Novo velho protecionismo. Em sua incansável busca por retomar políticas atrasadas e que no passado se mostraram desastrosas para a economia brasileira, o governo petista acaba de anunciar, com toda pompa e circunstância, a chamada “Nova Indústria Brasil", que de nova não tem nada, ao contrário. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O lulopetismo opta pelo caminho mais fácil e pernicioso, adotando mais protecionismo, que só ajuda a manter o setor estagnado e dependente da boa vontade governamental.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Rodrigo Constantino questiona O que se passa com a Polícia Federal?

Guilherme Macalossi analisa que Boicote a judeus é antissemitismo, Genoino.

Jonas Rabinovitch está convencido de que A Terceira Guerra Mundial já começou.

Para inspirar e alegrar

Cores e texturas. Paris foi a capital do design nos últimos dias com a realização da Maison&Objet. A edição de 30 anos do evento teve como tema TECH EDEN e explorou o equilíbrio entre tecnologia e natureza. A feira apresentou produtos e lançamentos com muitas cores, formas e biofilia futurista. Veja detalhes.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.