Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou nesta segunda-feira (26) o reajuste nos salários de ministros, deputados, senadores, vice-presidente e presidente da República. Com isso, esses agentes políticos terão subsídios mais polpudos a partir de 2023. Mas não só eles. Com o aumento de 18% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), uma série de outros cargos e carreiras do serviço público também pôde ser beneficiada. Saiba quanto isso vai custar aos cofres públicos.
Valdemar se “bolsonariza”. Diante da reclusão e do silêncio do presidente Jair Bolsonaro, coube ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, se "bolsonarizar" para manter a legenda unida e a militância engajada. Entenda como ele tem feito isso.
PL dividido. Apesar de apoiar a reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados, o PL pode ter um candidato ao cargo. Isso porque duas alas do partido estão inconformadas com a possibilidade de uma composição com o PT. Entenda essa divisão.
Política, Economia e Mundo
Moraes determina prisões. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio e do youtuber Bismark Fugazza, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Artigo publicado no Wall Street Journal afirma que, com a volta de Lula, “a democracia está em grave perigo”.
Gasolina mais barata. Em uma rara manifestação nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro destacou a redução dos preços da gasolina. Pelo quinto mês consecutivo, o combustível ficou mais barato. Saiba o que é necessário para manter o valor em baixa.
Giro pelo mundo. A China anunciou que, a partir de 8 de janeiro, irá acabar com a exigência de quarentenas após a entrada no país. A medida vigorava desde março de 2020. Na Venezuela, a oposição não obteve os resultados esperados e caminha para encerrar a presidência de Juan Guaidó.
Opinião da Gazeta
O ideal petista de “direitos humanos”. Prestes a assumir o governo, os petistas mostram estar realmente dispostos a reviver as gestões passadas, especialmente no que elas tiveram de pior. E um dos fantasmas dos mandatos passados que pode ser ressuscitado é a nefasta versão petista do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Longe de querer defender de fato a dignidade da pessoa humana, sua segurança e direitos fundamentais, o que um eventual PNDH4 lulista deverá fazer é recrudescer o clima de divisão social – a eterna luta de classes esquerdista –, além de tentar abrir brechas para a disseminação das pautas ditas “progressistas”.
O que mais você precisa saber hoje
Incentivo aos negócios. O que a gestão Bolsonaro fez para facilitar a vida do empreendedor, e onde é preciso avançar
Liberdade de expressão. Twitter teria censurado opiniões sobre a Covid-19 que divergiam da posição oficial dos EUA
Experiência frustrada. Pague quanto quiser: como era o restaurante socialista que deu errado nos EUA
Colunas
J.R. Guzzo aponta as mentiras de Lula sobre a “herança maldita” de Bolsonaro.
Luciano Trigo diz qual é o fato mais fundamental da Economia.
Para inspirar
Verão nas vinícolas. Para os amantes da cultura do vinho, o verão é a época perfeita para visitar vinícolas e viver experiências nos parreirais. Na Serra Gaúcha, principal polo do produto no país, as possibilidades são várias. Conheça algumas delas.
Tenha um ótimo dia!