Para começar este resumo de notícias. Após as eleições da Câmara e do Senado, agendadas para dia 1º de fevereiro, um tema é garantido na pauta: o debate sobre o auxílio emergencial, que pode voltar devido à segunda onda de Covid-19. O problema: o Ministério da Economia não sabe de onde viria o dinheiro.
Fura-teto? Correspondente em Brasília, Jéssica Sant’Ana apurou que a orientação do ministro Paulo Guedes é seguir a aposta da agenda econômica, com reformas. Contudo, caso o auxílio emergencial seja aprovado, a pasta precisará avaliar cortes no orçamento federal ou furar o teto de gastos. Segundo estudo da Boa Vista, o auxílio emergencial ajudou a reduzir a inadimplência em 2020, contudo, a pasta sinaliza para riscos como a inflação. Confira na reportagem mais informações sobre a pressão do Congresso pela retomada do benefício e o que a equipe econômica admite sobre a retomada e valor do auxílio.
Utilidade pública: além do auxílio emergencial
Coronavac. Responsável pela produção brasileira da vacina Coronavac contra o coronavírus, o Instituto Butantan espera que 5,4 mil litros em insumos importados da China para a produção de imunizantes cheguem até o início de fevereiro, ou seja, a próxima semana. Diretor do Butantan, Dimas Covas tem a expectativa de distribuir 40 milhões de doses da Coronavac até abril; leia mais.
Oxford e Pfizer. O presidente Jair Bolsonaro disse que autorizou a compra de vacinas por empresas, desde que metade das importações sejam doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, a Pfizer e o consórcio Oxford-AstraZeneca negaram negociar com o setor privado e governadores tentam a compra diretamente com os laboratórios. Governador do Paraná, Ratinho Junior questionou: “Comprar qual vacina, senão tem no mundo?”; confira a entrevista exclusiva a Roger Pereira.
Atualização. O mundo atingiu 100 milhões de infectados pelo novo coronavírus, com mais de 25% dos registros nos Estados Unidos, segundo cálculos da Universidade John Hopkins. No Brasil, conforme o último boletim da Saúde, são 8.933.356 casos com 218.878 óbitos e 7.798.655 recuperados, sendo nas últimas 24 horas: 61.963 diagnósticos e 1.214 mortes. Além do colapso no sistema de Saúde do Amazonas, outros estados do Norte também enfrentam a situação, Rondônia transferiu 13 pacientes para Curitiba; confira no texto de Célio Yano.
No Brasil e no mundo
Na Câmara. Além do auxílio emergencial, o voto impresso também voltou às discussões na Câmara durante a eleição do legislativo, que opõe Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP): ambos dizem o que farão em relação à PEC do Voto Impresso; confira a reportagem de Rodolfo Costa. Ademais, a eleição na Casa está rachando o DEM, que não consegue definir se é oposição ou apoio ao governo Bolsonaro; leia o que os parlamentares do partido revelaram ao correspondente Olavo Soares.
Giro pelo mundo. Na Itália, o primeiro-ministro Giuseppe Conte renunciou nesta terça (26). Nos Estados Unidos, apesar de Donald Trump já ter deixado a Casa Branca, o Congresso encaminhou o impeachment do ex-presidente ao Senado. Enquanto isso, Joe Biden, assinou novos decretos sobre combate ao racismo e contratos com prisões privadas e confirmou a intenção de comprar 200 milhões de doses adicionais de vacinas contra Covid-19. Já na União Europeia, para dar conta da demanda, a francesa Sanofi produzirá 100 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Na Colômbia, o ministro da Defesa morreu da doença. E o colunista Filipe Figueiredo comenta a derrota do “Bolsonaro de Portugal”.
O que mais você precisa saber hoje
- Mais Eleições na Câmara. Menos religião, mais governismo e críticas a Maia: por que a bancada evangélica apoia Lira
- Mais Congresso. Grupos cristãos alinhados à esquerda pedem impeachment de Bolsonaro
- 223 milhões de CPFs. Dados de brasileiros estão à venda na internet após megavazamento. O que pode ser feito
- Dia 1º de fevereiro. Movimento pela greve dos caminhoneiros ganha adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística
Colunas e artigos
Leite condensado nas redes. Após a divulgação de que o governo federal gastou R$ 15 milhões com leite condensado em 2020, Madeleine Lacsko escreve sobre como país mergulhou nesse mar de leite. Muitos ficaram nervosos com a notícia, o que foi uma pedida para o novo texto de Polzonoff: a estranha comunhão da raiva em uma crônica bem curtinha. Uma enxurrada de críticas e memes, obviamente, partiu de mídias como Twitter, Facebook e Instagram. Mas as pessoas sabem usar essas redes sociais em proveito próprio? Confira no artigo de Allan Costa.
Nossa visão: auxílio emergencial pode voltar
Auxílio emergencial. Entre as políticas mais relevantes para o combate aos efeitos econômicos da pandemia no Brasil estão o programa de manutenção de empregos, com a possibilidade de redução proporcional de salário e jornada, ou suspensão de contrato de trabalho; e o auxílio emergencial, que foi pago a dezenas de milhões de brasileiros até o fim de 2020 e serviu para amenizar os efeitos da perda de renda, especialmente entre trabalhadores informais e aqueles que perderam o emprego. Tema para nosso editorial; leia: O futuro do auxílio emergencial.
Não estamos falando de dinheiro que está sobrando nos cofres públicos e que, por isso, pode ser gasto agora. Estamos falando de alguns metros a menos no buraco fiscal em que o Brasil está enfiado – é como se concluíssemos que, já que não chegamos tão baixo quanto poderíamos, ainda é possível cavar mais um pouco. Neste momento em que o Brasil precisa reconquistar a confiança dos mercados para voltar a crescer, um gasto que contorna o teto enviaria a pior mensagem possível a respeito do comprometimento do país com o ajuste fiscal, mesmo alegando-se que se trata de continuar socorrendo os brasileiros mais vulneráveis.
Para inspirar
Higiene e Covid. Você realmente sabe tudo o que deveria sobre como evitar que seus objetos, roupas e corpo fique livre dos vírus causadores da Covid-19? Ainda tem muita gente errando; pare com esses equívocos agora seguindo as dicas apresentadas na reportagem de Isadora Rupp, para a editoria Haus da Gazeta do Povo.
Tenha um ótimo dia!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião