• Carregando...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em foto de maio de 2024.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto| Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Depois de dez meses, o Copom do Banco Central interrompeu a série de cortes na taxa básica de juros. Em decisão unânime, o comitê manteve a Selic em 10,5% ao ano. Desde agosto do ano passado, o colegiado mantinha o patamar de corte em 0,5 ponto percentual e, em maio, desacelerou o ritmo. Confira mais detalhes sobre a decisão.

Números da violência. O Ipea divulgou um estudo afirmando que não houve redução de homicídios no governo Jair Bolsonaro. A conclusão veio com o uso de inteligência artificial.

Números ambientais. Apesar dos números semelhantes ou piores que Bolsonaro em relação a queimadas e questões indígenas, o governo Lula está imune à ira ambientalista. Por quê?

Política, Economia e Mundo

Petrobras sob nova direção. Ao tomar posse, a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que sua gestão está “totalmente alinhada” com Lula. O presidente aproveitou a ocasião para voltar a atacar a Lava Jato.

Moraes cobra hospitais. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu prazo de dois dias para que hospitais de São Paulo provem que estão cumprindo a decisão que garante a realização de abortos.

Giro pelo mundo. Uma menina judia de 12 anos foi vítima de insultos antissemitas e estupro na França. Em 12 meses, o governo Joe Biden já deportou mais de 700 mil imigrantes.

Opinião da Gazeta

Uma numerosa família de Grandes Irmãos. Monitoramento, vigilância e denuncismo cada vez maiores são as palavras de ordem para governo federal e STF. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não há lei nenhuma no Brasil que defina, muito menos que criminalize “discursos de ódio”. O risco de que discursos lícitos, mas que contrariam as posições ideológicas do governo, acabem sofrendo repressão não é nada desprezível.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Washington Quaquá. Camarote Favela, tapa em deputado, José de Abreu: vice-presidente do PT quer voltar à prefeitura de Maricá

Impostos. Reforma deixa em “limbo regulatório” setor que serve mais de 33 milhões de trabalhadores

Consumo pessoal. Contra Congresso, STF retoma julgamento que pode descriminalizar porte de maconha

Análise. Necessidade de reforma ministerial vira quebra-cabeça complexo para Lula

Colunas e artigos

Quando chineses morreram por liberdade. Em junho de 1989, milhares de chineses foram mortos ao protestar por liberdade. Artigo de Corbin K. Barthold relembra o Massacre da Praça da Paz Celestial.

Marcel van Hattem mostra como a situação econômica pode piorar ainda mais.

Rodrigo Constantino alerta que o novo Código Civil tem brecha preocupante sobre paternidade.

Para inspirar e alegrar

Uma nova tendência em tapetes. Tapetes produzidos a partir de fibras vegetais têm ganhado destaque. Conheça quatro modelos e os materiais utilizados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]