Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: “TratoLira” dita votações na Câmara

BC prepara novo corte nos juros. Senado discute limites ao STF. Lula faz ataques à direita na ONU

juro
Fachada do Banco Central em Brasília: perspectiva é de novos cortes na taxa Selic (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Copom do Banco Central decide nesta quarta-feira (19) a nova taxa de juros. Ao que tudo indica, o órgão deve seguir o caminho explicitado na última ata, de agosto: um corte de meio ponto percentual, levando a Selic para 12,75% ao ano. Mas, diferentemente daquela ocasião, dessa vez há consenso entre analistas e mercado financeiro. Veja o que eles esperam.

Limites no STF. Um acordo no Senado definiu a tramitação de projetos que visam limitar o poder ativista do STF. Saiba quais propostas estão sendo discutidas.

“TratoLira”. Esse é o novo apelido do presidente da Câmara, Arthur Lira, devido à sua prática comum de atropelar o regimento. Veja como isso tem afetado os trabalhos no Legislativo.

Política, Economia e Mundo

O discurso de Lula na ONU. Em discurso na ONU, o presidente Lula atacou a direita e falou em “nacionalismo primitivo”. Por aqui, Sergio Moro alertou que a perseguição política pode atingir nível da Venezuela.

Relatório da CPMI do 8/1. Relatora da CPMI do 8 de janeiro, Eliziane Gama concentra esforços em duas frentes: indiciar militares ligados a Jair Bolsonaro e proteger governistas como Flávio Dino e G. Dias.

Opinião da Gazeta

Incoerência suprema. O STF começou a julgar ações que contestam o fatiamento da votação que cassou o mandato presidencial de Dilma Rousseff, em 2016. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quando se trata de defender a Constituição diante de uma ação flagrantemente inconstitucional do Senado, o Supremo lava as mãos; quando se trata de impor a própria vontade por discordar do que os representantes do povo decidiram de forma legítima, o Supremo age.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Pelo fim da família e pelo sexo livre. Um culto progressista que pregava o fim da família e o sexo livre. Assim era o Instituto Sullivan, cuja terrível história você confere no artigo de Hannah E. Meyers.

Para inspirar e alegrar

IA ajuda mulher paralisada. Um sistema de inteligência artificial ajudou uma mulher paralisada há 18 anos após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a conversar novamente. Conheça essa história.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.