Fachada do Banco Central em Brasília: perspectiva é de novos cortes na taxa Selic| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O Copom do Banco Central decide nesta quarta-feira (19) a nova taxa de juros. Ao que tudo indica, o órgão deve seguir o caminho explicitado na última ata, de agosto: um corte de meio ponto percentual, levando a Selic para 12,75% ao ano. Mas, diferentemente daquela ocasião, dessa vez há consenso entre analistas e mercado financeiro. Veja o que eles esperam.

Publicidade

Limites no STF. Um acordo no Senado definiu a tramitação de projetos que visam limitar o poder ativista do STF. Saiba quais propostas estão sendo discutidas.

“TratoLira”. Esse é o novo apelido do presidente da Câmara, Arthur Lira, devido à sua prática comum de atropelar o regimento. Veja como isso tem afetado os trabalhos no Legislativo.

Política, Economia e Mundo

O discurso de Lula na ONU. Em discurso na ONU, o presidente Lula atacou a direita e falou em “nacionalismo primitivo”. Por aqui, Sergio Moro alertou que a perseguição política pode atingir nível da Venezuela.

Relatório da CPMI do 8/1. Relatora da CPMI do 8 de janeiro, Eliziane Gama concentra esforços em duas frentes: indiciar militares ligados a Jair Bolsonaro e proteger governistas como Flávio Dino e G. Dias.

Giro pelo mundo. O Parlamento português rejeitou uma moção de censura contra o governo socialista do país. Conheça as leis de Cuba usadas para limitar a liberdade de expressão.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

Incoerência suprema. O STF começou a julgar ações que contestam o fatiamento da votação que cassou o mandato presidencial de Dilma Rousseff, em 2016. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quando se trata de defender a Constituição diante de uma ação flagrantemente inconstitucional do Senado, o Supremo lava as mãos; quando se trata de impor a própria vontade por discordar do que os representantes do povo decidiram de forma legítima, o Supremo age.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Terra indígena. Sem marco temporal, demarcação no RS afetará 230 famílias para abrigar 182 indígenas

Publicidade

Conectividade rural. Ausência de internet de qualidade freia destaque do agro

BR-163. Obra inacabada do governo Dilma que já custou mais de R$ 700 milhões tem promessa de retomada

Concessões no Paraná. TRF-4 suspende liminar por “grave lesão à ordem pública” e confirma resultado do lote 1 do pedágio

Colunas e artigos

Pelo fim da família e pelo sexo livre. Um culto progressista que pregava o fim da família e o sexo livre. Assim era o Instituto Sullivan, cuja terrível história você confere no artigo de Hannah E. Meyers.

Paulo Polzonoff Jr. diz que demorou, mas Toffoli aprendeu: eles mandam, eles podem tudo, eles fazem o que querem.

Publicidade

Marcio Antonio Campos mostra que os bispos se levantam contra a legalização do aborto pelo STF.

Para inspirar e alegrar

IA ajuda mulher paralisada. Um sistema de inteligência artificial ajudou uma mulher paralisada há 18 anos após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a conversar novamente. Conheça essa história.

Tenha um ótimo dia!