Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Após passar 89 dias em viagem aos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Brasil na manhã desta quinta-feira (30). E, mal chegou, já se reuniu com lideranças do seu partido, o PL, a fim de traçar os primeiros planos políticos. À imprensa, Bolsonaro disse não ver razões para ser tornado inelegível. Para as eleições de 2024, a meta é eleger uma grande frente de prefeitos de oposição.
Ofensiva pró-armas. Na Câmara dos Deputados, a oposição subiu o tom contra o ministro Flávio Dino e prepara uma ofensiva para derrubar o decreto sobre armas.
Perda de poder. A fase não é das melhores para o presidente da Câmara, Arthur Lira. Após derrotas por não cumprir promessas, ele vê seu poder diminuir na Casa.
Política, Economia e Mundo
Lewandowski fora do STF. O ministro Ricardo Lewandowski anunciou a data de sua aposentadoria no STF. Milhares de advogados assinaram uma carta contra a indicação de Cristiano Zanin para a vaga.
Nova regra fiscal. Após muita discussão, o governo apresentou a proposta do novo arcabouço fiscal, que prevê as contas no azul a partir de 2025.
Giro pelo mundo. Um júri de Nova York decidiu pelo indiciamento do ex-presidente norte-americano Donald Trump. A briga com um grupo mercenário ameaça os planos da Rússia na Ucrânia.
Opinião da Gazeta
Arcabouço fiscal ainda deixa muitas incertezas. Diante do DNA gastador do petismo, o arcabouço fiscal poderia ter sido muito pior. Mas também é possível dizer que poderia ter sido melhor. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A ala mais radical do petismo foi de fato vencida nesta discussão, mas as incertezas ainda são muitas; algumas das regras podem permitir loucuras fiscais cujo efeito deletério só se revelará em questão de anos.
O que mais você precisa saber hoje
Ex-advogado da Odebrecht. MPF trabalha para que caso de Tacla Duran contra Moro e Dallagnol não fique no STF
Mortes pós-dose. Vacina AstraZeneca contra Covid aumentou em 3,5 vezes risco de ataque cardíaco em jovens mulheres, concluem cientistas
Território desconhecido. Como Rafinha Bastos está se saindo nos Estados Unidos com seu stand-up em inglês
Colunas e artigos
A palavra final sobre a eficácia das máscaras. Mesmo com evidências científicas de que máscaras têm pouca ou nenhuma eficácia, muitos seguem defendendo seu uso. Artigo de Jeffrey H. Anderson dá a palavra final sobre o assunto.
J.R. Guzzo destaca a volta de Bolsonaro ao Brasil, vivo e disposto a ir à luta.
Luís Ernesto Lacombe mostra o que é uma grande armação.
Para inspirar
O que ver na tela grande. Que tal um cineminha no fim de semana? “John Wick 4” usa de muita ação para aliviar nossas frustrações. E o fenômeno “O Urso do Pó Branco”? A gente diz se vale a ida ao cinema.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!