Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: PL faz “megafiliação”

Bolsonaro cobra redução dos combustíveis. Ucranianos sentem baixas da guerra. Copom define nova taxa de juros

Mineração em terras indígenas: proposta defendida por Bolsonaro resolve escassez de fertilizantes?
Presidente Jair Bolsonaro cobrou da Petrobras redução no preço dos combustíveis. (Foto: Isac Nobrega/PR)

Ouça este conteúdo

O preço do barril de petróleo no mercado internacional registrou uma forte queda de 7% nesta terça-feira (15), sendo negociado abaixo de US$ 100. Foi o suficiente para que o presidente Jair Bolsonaro cobrasse da Petrobras a redução no preço dos combustíveis. Em resposta a uma ação que pede a suspensão do reajuste da semana passada, a empresa defendeu a manutenção da política de preços. E você lembra o que Bolsonaro defendeu para a Petrobras e os combustíveis na campanha de 2018? A gente recorda.

O peso dos caminhoneiros. A alta dos combustíveis já mobiliza uma categoria que teve influência considerável em 2018, a dos caminhoneiros. Diante do cenário atual, veja qual deve ser o peso deles na disputa presidencial deste ano.

Na corda bamba. O último reajuste nos preços dos combustíveis trouxe ainda desgaste à relação entre Bolsonaro e o presidente da Petrobras, general Joaquim Luna e Silva. Saiba como está a situação.

Política, Economia e Utilidade pública

Guerra na Ucrânia. Após a euforia inicial, o pesar e o luto começam a predominar entre a população ucraniana. É o que relata o colunista Luis Kawaguti. Confira ainda um glossário para entender os termos usados no conflito e acompanhe o noticiário atualizado da guerra.

Taxa de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define nesta quarta-feira (16) a nova taxa básica de juros. Mais uma vez, economistas sinalizam para uma nova alta. Veja o que deve influenciar na decisão.

Eleições 2022. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, fez nesta terça uma “megafiliação” de 22 deputados governistas e pré-candidatos às eleições de outubro. Confira os principais nomes.

Opinião da Gazeta  

A retomada do emprego. A recente crise dos combustíveis quase fez com que os brasileiros não atentassem para a boa notícia da semana: em janeiro deste ano, o Brasil criou 155.178 postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Em face da atual ameaça ao emprego formal representada pelos riscos de recessão global, faz-se necessário olhar atento para transformar turbulências em oportunidade. Nesse sentido, convém reconhecer que algumas medidas da equipe econômica do governo têm resultado num clima de negócios favorável.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O mundo sem a liderança dos EUA. O conflito na Ucrânia abriu uma janela para uma reflexão interessante: qual é a aparência do mundo sem a liderança dos Estados Unidos? Possíveis respostas para esse questionamento estão no artigo do jornalista Zaid Jilani, do City Journal.

Para inspirar

Campanha de arrecadação. “Pela Ucrânia, pela vida”. Esse é o nome da campanha encabeçada por CNBB, Metropolia e Eparquia Ucraniana e Cáritas Paraná, com o intuito de arrecadar recursos em favor das famílias vítimas da guerra na Ucrânia. Conheça mais sobre a iniciativa. Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.