Bom dia!
Ontem, comemoramos os 25 anos de Plano Real, o projeto que acabou com a absurda inflação sofrida pelo Brasil antes de sua promulgação. Giorgio Dal Molin recapitula como foi o período de transição entre o Cruzeiro Real e a atual moeda brasileira. Quem também tem motivos para comemorar (ou talvez nem tanto) é Jair Bolsonaro, que completou seis meses como presidente da República. Camila Abrão mostra quais foram os altos e baixos de seu governo.
- Fortalecido pelo apoio das ruas, Sérgio Moro vai à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados explicar as mensagens vazadas pelo Intercept. Conheça os detalhes com Kelli Kadanus.
- O acordo selado entre União Europeia e Mercosul dá novo alento para o desenvolvimento do Brasil. Porém, o que teremos de fazer para bem aproveitá-lo? Quem nos dá a resposta é Vandré Kramer.
- O julgamento dos "Diários Secretos" pode ter uma reviravolta por conta de uma decisão do STF. Leia a reportagem da Gazeta do Povo com informações de Catarina Scortecci, Katia Brembatti e Renan Barbosa.
Opinião da Gazeta
No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta como a representação contra Deltan Dallagnol foi devidamente enterrada:
"Enquanto podemos aceitar o uso de uma prova ilícita para defender a inocência de alguém, a inutilidade desse tipo de evidência para a acusação é amplamente conhecida. Difícil acreditar que fosse ignorada pelos que protocolaram reclamação contra a força-tarefa. Que ainda assim políticos e partidos interessados em desmoralizar a Lava Jato tenham recorrido a esse expediente mostra que seu intento não é fazer justiça, mas constranger Dallagnol e seus colegas."
Aprofunde-se
A reforma da Previdência está custando a passar pelo Congresso, muito por causa de alguns pontos controversos. Jéssica Sant'Ana, diretamente de Brasília, explica duas questões a serem resolvidas: o que os governadores do Nordeste querem para entrar na reforma da Previdência e qual é o modelo de capitalização apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Imagem do dia
Lá fora
Um capitão da marinha, que foi preso semana passada na Venezuela, acusado de participar de um plano para assassinar o ditador Nicolás Maduro, morreu em uma base militar em Caracas. A oposição venezuelana e a comunidade internacional acusam o regime chavista de tortura e de assassinato do militar de 49 anos.
A capitã de um navio de resgate foi presa na Itália após desobedecer ordens e levar o seu navio com 42 refugiados a um porto italiano. Saiba quem é a capitã Carola Rackete e porque a sua prisão divide a Europa.
Para começar o dia inspirado
Muito se fala em empoderamento feminino, mas pouco se faz, de fato, para dar mais liberdade às mulheres. Este não é o caso da arquiteta brasileira Mariana Montag. Ela criou uma casa que foi inteiramente projetada para ser construída por e para mulheres da zona rural de Uganda. E o melhor é que o modelo pode ser replicado em outras regiões de condições similares. Agora a arquiteta está levantando fundos para construir a primeira moradia. Conheça mais dessa história e saiba como ajudar em HAUS.
As dicas que só a Gazeta traz
- O queijo branco é menos gorduroso que o amarelo? Isso nem sempre é verdade. Aprenda a escolher com a reportagem de Marina Mori.
- É muito comum pais e filhos entrarem em conflito na adolescência, por isso é melhor estabelecer o quanto antes uma relação de confiança. Veja as dicas que William Bilches preparou para você.
- Cerca de 25% da população dorme mal. E muitos utilizam remédios para isso. Saiba como escapar desse expediente em Viver Bem.
Não se esqueça, hoje, de dar uma olhadinha para o céu e ver o eclipse solar. Que seja uma ótima terça-feira!
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana