• Carregando...
Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro; depoimento à PF durou cerca de três horas.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal sobre os kits de joias que recebeu do governo da Arábia Saudita. Ele falou sobre o tema por cerca de três horas, em Brasília. Segundo Fabio Wajngarten, que foi do governo Bolsonaro, o ex-presidente respondeu a todas as perguntas feitas pela polícia. Leia mais detalhes.

Vandalismo em Brasília. A Procuradoria-Geral da República denunciou mais 203 pessoas ao Supremo Tribunal Federal por incitação aos atos do dia 8 de janeiro.

Outro problema para Bolsonaro. Um processo contra o ex-presidente está andando rápido no Tribunal Superior Eleitoral. A ação pode tornar Bolsonaro inelegível por oito anos – ou seja, deixá-lo fora das eleições de 2026. Saiba mais sobre o caso.

Política, Economia e Mundo

Terror em Blumenau (SC). Um homem de 25 anos atacou alunos de uma creche na manhã desta quarta-feira (5). Quatro crianças morreram e outras quatro pessoas ficaram feridas. O homem foi preso pela polícia.

Mais um ataque. Há dez dias, uma professora morreu e quatro pessoas ficaram feridas em outro ataque, realizado por um adolescente em uma escola de São Paulo. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que 50 policiais vão monitorar ameaças na internet para evitar novos casos.

Giro pelo mundo. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi à Polônia e pediu a aliados que formem uma coalizão para enviar caças a Kiev. Já o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a China tem um "papel importante" para a paz na Ucrânia.

Opinião da Gazeta

Brasil se aproxima do imperialismo russo. A Finlândia se tornou membro de pleno direito da Organização do Tratado do Atlântico Norte, abandonando sua neutralidade e se distanciando da Rússia de Putin. O Brasil parece rumar para o caminho oposto. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Este aceno brasileiro à autocracia russa e às ditaduras aliadas (como a chinesa e a iraniana) em nada habilita o Brasil a se colocar como negociador de uma possível paz – pelo contrário, apenas reduz o soft power brasileiro ao mostrar que o país não tem um alinhamento incondicional com a democracia, o respeito à soberania das nações e à autodeterminação dos povos.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Saúde. "Covid longa" não é Covid, é solidão e sedentarismo, conclui estudo com jovens escandinavos

Economia. Regra fiscal proposta pelo governo não será suficiente para baixar os juros

Regulação da internet. Versão de Lula para PL das Fake News prevê órgão com acesso a dados de usuários

Água e esgoto. Decretos de Lula devem desvirtuar marco do saneamento e permitir estatais sem licitação

Colunas e artigos

Novo Ensino Médio. Nesta semana, o Ministério da Educação suspendeu a implementação do novo Ensino Médio. A professora Graziele Ribeiro, da Uninter, defende o novo modelo, afirmando que, hoje, as escolas não conseguem sustentar o processo de aprendizagem de estudantes nativos digitais. Leia no artigo completo.

Marcel van Hattem analisa o novo arcabouço fiscal.

Paulo Polzonoff fala sobre o ataque em Blumenau.

Para inspirar

Da infância entre as uvas aos vinhos premiados. O Bom Gourmet conversou com a enóloga portuguesa Filipa Pato, que assina rótulos comercializados em 50 países. Na entrevista, ela contou como construiu seu próprio caminho crescendo em uma família que produz vinhos há várias gerações.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]