Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: A queda nos preços dos combustíveis

Bolsonaro discursa na ONU. Justiça suspende condenação de Deltan. Lula aparece em lista de devedores da União

Bolsonaro na ONU
O presidente Jair Bolsonaro em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em 2019. (Foto: Alan Santos/Presidência da República)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O presidente Jair Bolsonaro está em Nova York, onde faz, na manhã desta terça-feira (20), o discurso de abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Por uma estratégia eleitoral, é esperado um pronunciamento voltado ao público interno em forma de uma “prestação de contas” à comunidade internacional. Além de um “balanço” sobre seu governo, o brasileiro também deve falar sobre temas da política externa. Veja como deve ser o discurso de Bolsonaro.

Condenação suspensa. A Justiça Federal do Paraná suspendeu a condenação do ex-procurador Deltan Dallagnol pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no caso das diárias da Lava Jato. Saiba o que diz a decisão liminar.

Quem vigia o Supremo? Alvo de críticas, a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) tem no Senado seu principal mecanismo de controle. Entenda como funciona essa fiscalização e por que é difícil apurar condutas e eventualmente punir magistrados da cúpula do Judiciário.

Opinião da Gazeta

A correção de uma injustiça. Quando as conveniências políticas dão lugar à análise técnica, objetiva e imparcial, muitas injustiças têm a possibilidade de serem corrigidas. É o que acaba de ocorrer na primeira instância da Justiça Federal no Paraná, que suspendeu a condenação imposta pelo TCU ao ex-procurador Deltan Dallagnol. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O destino natural de um processo como este seria o arquivo, a lata do lixo. Mas estes não são tempos normais, e sim tempos do que o ministro do STF Luís Roberto Barroso chamou de “vingança dos corruptos”: trata-se de inverter os papéis, criminalizando (ou ao menos desmoralizando) todos aqueles que agiram com firmeza no combate à corrupção.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único candidato à Presidência a constar na lista de devedores da União, com um débito de R$ 1,3 milhão. Mais da metade dos potenciais eleitores de Ciro Gomes (PDT) dizem poder mudar de voto. E veja os números da nova pesquisa Ipec.

Giro pelo mundo. A ONU solicitou ao regime Talibã no Afeganistão que sejam reabertas as escolas para meninas, fechadas há um ano. Nos Estados Unidos, entenda por que os governadores do Texas e da Flórida estão enviando imigrantes ilegais para áreas nobres do país.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Estrada para o socialismo. Há cinquenta e dois anos, o economista Milton Friedman deu o alerta: capitalistas de coração mole estavam arrastando a economia para uma estrada rumo ao socialismo. Artigo de Marc Sidwell mostra como a profecia vem se concretizando.

Para inspirar

Um brasileiro no país da Copa. Há oito anos no Catar, o zagueiro Lucas Mendes é o brasileiro não-naturalizado que está a mais tempo jogando no país que irá sediar a próxima Copa do Mundo. Em entrevista ao UmDois Esportes, ele conta curiosidades do país e o que podemos esperar do evento.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.