Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Governo quer vender parte no pré-sal

Bolsonaro se encontra com Biden. STF cria restrições a novos ministros. PSDB deve indicar vice de Tebet

Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle durante desembarque nos EUA. (Foto: Alan Santos/PR)

Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniram nesta quinta-feira (9), em Los Angeles, na primeira agenda bilateral entre os dois. Ambos conversaram sobre diferentes temas das agendas econômica, ambiental e sobre o fortalecimento da democracia na América Latina. O diálogo ocorreu em decorrência da nona edição da Cúpulas das Américas. Veja como foi o encontro.

Embate com o STF. Antes de embarcar para os EUA, Bolsonaro deu declarações sugerindo a possibilidade de descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Aliados se dividem quanto o que de fato pretende o presidente.

Mudança no Supremo. O STF decidiu adotar um novo entendimento que poderá excluir de julgamentos ministros mais novos na Corte, como André Mendonça e Kassio Nunes Marques. Entenda o que muda.

Política, Economia e Utilidade pública

De olho no pré-sal. O governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei que permite vender antecipadamente o petróleo e o gás natural que lhe cabem no pré-sal. E você sabe quem define os preços da Petrobras? O que o governo pode ou não fazer? A gente conta.

Eleições 2022. A Executiva Nacional do PSDB confirmou o apoio à pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência e deverá indicar o vice da chapa. Saiba qual é o nome mais cotado. Veja ainda o que Lula e o PT pretendem fazer na economia caso vençam a eleição.

Giro pelo mundo. Sem mão de obra, a província canadense de Quebec colocou menores de idade para trabalhar. Na Venezuela, empresas são asfixiadas com aumentos de impostos de quase 10.000%. Saiba como mercenários russos estão influenciando um país africano.

Opinião da Gazeta

Uma cassação abusiva. Um imbróglio que já se arrasta há anos, envolvendo o deputado estadual paranaense cassado Fernando Francischini (União Brasil), ajuda a compreender a dimensão do atual clima de caça às bruxas em nome do combate às fake news. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não existe, no Brasil, algo que possa ser descrito simplesmente como “crime de fake news”, em si mesmo, mas disso não se pode concluir que a veiculação de informações falsas não possa ser criminosa. Tão equivocado quanto afirmar que toda mentira é (ou deveria ser) crime é afirmar que nenhuma mentira o é.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

As viagens de ministros e servidores. Passagens de ministros e servidores de alto escalão com valores elevados, chegando a R$ 82 mil, ocorreram em maior número após a liberação de voos na classe executiva para a elite do funcionalismo. É o que aponta a coluna de Lúcio Vaz.

Luís Ernesto Lacombe acredita que o Brasil precisa de mais Paulo Guedes.

Para inspirar

Entre os melhores aeroportos do mundo. O Brasil tem o quarto melhor aeroporto do mundo. É o que aponta o ranking AirHepl Score 2022, que colocou o Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, nessa posição. Veja o que pesou na classificação. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.